Mudança na Jornada de Compra de Carros: Entenda a Jornada de Compra de Veículos
Você sabe o que é jornada de compra? E no segmento automotivo, o que é a jornada de compra? Quais as mudanças notadas na jornada de compra de carros? Quais são as etapas da jornada de compra de veículos? Como fazer marketing automotivo para a jornada de compra digital? Quais as principais dicas para geração de leads para a jornada de compra? Como influenciar o consumidor na jornada do cliente? Preparamos esse blog post com informações relevantes sobre a mudança na jornada de compra de carros. Acompanhe até o fim!
Como em qualquer outro segmento do mercado, entender o comportamento do consumidor é imprescindível para obter melhores resultados nas suas vendas. Visto que, é possível utilizar as informações mapeadas, como hábitos e comportamento de compra, a favor do seu negócio, promovendo ações direcionadas para os clientes.
Também, é perceptível que cada vez mais os consumidores estão buscando informações online para motivar sua intenção de compra, através de pesquisas nos principais buscadores. Nesse sentido, as concessionárias estão investindo em criativos personalizados e em produção de conteúdos de qualidade para atrair novos clientes.
Quer saber mais sobre a mudança na jornada de compra de carros? A seguir os tópicos que abordaremos sobre o assunto. Veja!
1. O que é jornada de compra
2. Jornada de compra de carro
3. Mudança na jornada de compra de carros
4. Etapas da jornada de compra de veículos
5. Marketing automotivo para a jornada de compra digital
6. Dicas de geração de leads para a jornada de compra
7. Conclusão
Preparado para ficar por dentro da mudança na jornada de compra de carros? Então vamos lá!
1. O que é jornada de compra
A partir do aumento exponencial de utilização dos dispositivos móveis e o impulsionamento do desenvolvimento de aplicativos e sistemas, a forma como o consumidor fecha negócios mudou, bem como, a forma de abordá-lo e influenciar na aquisição de um produto e/ou serviço passou por evoluções.
Nos dias atuais, os consumidores compram com mais frequência e em mais lugares, a partir de todo o suporte que a tecnologia proporciona. Todavia, as expectativas dos consumidores aumentaram, intensificando também o grau de exigência dos mesmos.
Diante disso, os consumidores procuram por marcas que os ajudem a descobrir produtos novos e que necessitam, além de ter uma experiência única e personalizada ao interagir com a marca. Sendo assim, o consumidor precisa que a sua marca seja útil e relevante para a necessidade dele.
Nesse sentido, a jornada de compra nada mais é do que todos os passos que são seguidos pelo consumidor (de forma muitas vezes inconsciente) até que uma compra seja finalizada ou um produto seja adquirido. Dessa forma, compreender a jornada de compra do seu cliente é essencial para influenciá-lo a prosseguir para o próximo passo, através de ações direcionadas, individualizadas e diferenciadas para cada etapa.
2. Jornada de compra de carro
Você já parou para pensar nos fatores que o influenciaram a fechar o negócio do seu carro novo? Diferentemente de uma aquisição cotidiana, como a compra de uma bala de mascar, que é um produto de baixo custo, a compra de um veículo é uma ação que não é tomada de maneira imediata. Sendo que, na grande maioria das vezes, é necessário uma análise prévia do veículo, das formas de pagamento e da sua necessidade.
Sob essa perspectiva, a jornada de compra de carro, também chamada de jornada de compra no setor automotivo, possui diversas etapas, começando desde do pensamento da necessidade de um veículo (descoberta), passando para a intenção de consultar preços e opções de modelos, visita à uma concessionária física ou digital, até o momento de entrega das chaves do carro.
Dessa forma, para as empresas do segmento automotivo que desejam potencializar as suas vendas, é essencial compreender a jornada de compra do seu consumidor, a fim de vislumbrar em qual etapa o cliente se encontra e empregar ações para conduzi-lo até a finalização da compra.
3. Mudança na jornada de compra de carros
Conforme comentamos nos tópicos anteriores, a tecnologia está cada vez mais presente nos mais variados segmentos do mercado, e o segmento automotivo não é diferente. A transformação digital que o segmento automotivo vem passando, possui como reflexo a mudança na jornada de compra de carros. Por isso, é preciso conhecer as mudanças que podem impactar no seu negócio:
Novo consumidor: Nesse ponto é válido destacar que o público consumidor de veículos está passando por uma evolução, em que uma nova geração está tomando a frente das aquisições, com novas necessidades, gostos e exigências.
Influência dos resultados de pesquisa: Nos dias atuais, as fontes de informações do público consumidor estão disponíveis a poucos toques na tela, sendo liderados pelos motores de busca e redes sociais. Dessa maneira, é essencial produzir conteúdo sobre os veículos, como vídeos de análises, descrições do veículo, fotos de alta qualidade e postagens nas redes sociais.
Visitas físicas como secundárias: Cada vez mais o consumidor busca informações online sobre os carros, tais como descrições, vídeos de review do veículo e fotos, de modo que as visitas físicas nas concessionárias se tornaram desnecessárias. Dessa forma, é imprescindível investir em um atendimento online individualizado e prestativo aos clientes através das redes sociais, tais como WhatsApp e Telegram
4. Etapas da jornada de compra de veículos
A jornada de compra de carros é todas as etapas que o consumidor realiza até o fechamento do negócio. Também, é preciso destacar que as etapas da jornada estão cada vez mais associadas ao digital, que permite ações direcionadas e personalizadas para cada passo. A seguir, listamos as etapas da jornada de compra de veículos:
Descoberta: Sendo a primeira etapa da jornada, em que o consumidor ainda não possui pleno conhecimento da necessidade do veículo, bem como, ainda não procurou por informações a respeito. Nessa etapa, é possível realizar um anúncio para instigar o desejo de possuir um veículo na mente do consumidor.
Necessidade: Nessa etapa, após conversar com seus familiares sobre a intenção e analisar a sua situação, surge então o senso de necessidade em adquirir um veículo.
Consideração: Nesta etapa o consumidor começa a pesquisar ativamente por modelos e marcas de veículos, valores e condições de pagamentos, além de interagir com anúncios de concessionárias online para conversar com um consultor.
Decisão: Chegando na última etapa, após reunir todas as informações necessárias sobre o veículo e escolher o que mais se adequa às suas necessidades, o consumidor então procura uma concessionária para fechar uma compra.
5. Marketing automotivo para a jornada de compra digital
A fim de potencializar suas vendas e obter resultados efetivos, é fundamental possuir um marketing automotivo com competência, empregando as melhores estratégias para o seu negócio. Dessa forma, para se diferenciar da concorrência e conquistar novos clientes, é preciso estar atento às estratégias de marketing para o segmento, tais como:
E-mail marketing;
Redes sociais;
Aplicativos, como WhatsApp e Telegram;
Produção de conteúdo de qualidade e relevante;
Google Ads;
Otimização de SEO do seu site;
Criação de landing pages para lançamentos de veículos;
Facebook Ads;
Geração de Leads.
A DIVIA Marketing Digital é uma agência especializada no segmento automotivo, com mais de 15 anos de atuação e diversos cases de sucesso. Entre em contato com a agência de marketing digital especialista no segmento automotivo e solicite um orçamento para geração de leads para concessionárias.
6. Dicas de geração de leads para a jornada de compra
A primeira dica que podemos dar para o seu negócio do segmento automotivo na geração de leads, é procurar produzir conteúdo personalizado e de qualidade para cada etapa da jornada de compra do consumidor. Por isso, é necessário compreender em qual passo o lead está, a fim de impactá-lo de maneira eficiente e instigar o desejo de prosseguir até o finalização da compra.
Outra dica bastante importante dentro da jornada de compra do consumidor é prestar um atendimento ágil, hábil e capacitado para superar as objeções dos clientes e atendê-los de forma humanizada e individualizada. Também, para tornar o seu atendimento ágil, é possível utilizar ferramentas de otimização de tais processos, como chats de atendimento e de gestão, como é o caso dos CRMs (Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Ainda na dica anterior, é importante manter um padrão no atendimento dos consumidores e possuir um time competente para abordá-lo de maneira inteligente em cada etapa da jornada de compra.
Leia nosso blog post para se aprofundar mais sobre geração de leads qualificados.
7. Conclusão
Estamos finalizando o blog post sobre Mudança na Jornada de Compra de Carros. Como grande parte dos segmentos do mercado, o automotivo vem passando por alterações, influenciadas pelas novas tecnologias e o desenvolvimento web. Nesse blog post, abordamos tópicos sobre o tema, como O que é a jornada de compra, Jornada de compra de carro, Mudança na jornada de compra de carros, Etapas da jornada de compra de veículos, Marketing automotivo para a jornada de compra digital e Dicas de geração de leads para a jornada de compra. Acompanhe o nosso blog, com postagens regulares sobre conteúdos relacionados a marketing digital, tecnologia e inovação.
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