Como Colocar LGPD no Site da sua Empresa? Saiba como Adequar seu Site em Conformidade com a LGPD
Entenda a importância da LGPD Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais e saiba como adequar o site da sua empresa em conformidade com a LGPD brasileira. Neste post blog você vai saber tudo para colocar a LGPD no site da sua empresa, adequando o site da sua empresa as conformidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Lei Geral de Proteção de Dados regula a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais de terceiros e é muito importante para as estratégias de marketing digital da sua empresa. A adequação do site da sua empresa à LGPD aumenta a confiabilidade da sua empresa e protege sua empresa de multas e sanções legais.
Tópicos sobre LGPD para o Site da sua Empresa que vamos tratar nesse blog post.
1. O que é a LGPD?
2. Bases Legais da LGPD
3. Como Colocar LGPD no Site?
4. Como Adequar o Site a LGPD?
5. Importância do Site em Conformidade com a LGPD
6. Aviso de Cookies no Site
7. Texto LGPD para Site
8. Vantagens e Benefícios de Adequar o Site a LGPD
9. Conclusão
Pronto para saber mais sobre LGPD e como adequar o site da sua empresa em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados? Então vamos lá!
1. O que é a LGPD?
Você deve ter ouvido falar muito nos últimos tempos sobre LGPD e proteção de dados pessoais. Você sabe o que é a LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados é a Lei nº 13.709/2018, sancionada em agosto de 2018, e que tem por objetivo assegurar o direito a privacidade dos dados dos usuários dos sites. A privacidade dos dados é um direito fundamental e é muito importante que as pessoas estejam cientes de como suas informações e dados pessoais são armazenados pelas empresas utilizados no mundo dos negócios e na gestão pública para os fins mais variados.
A Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 assegura que o direito de escolha do próprio usuário em consentir a coleta, armazenamento e uso dos seus dados, conforme a política de privacidade de cada empresa. O usuário precisa ser notificado e estar ciente da coleta e uso dos seus dados, além de ter o direito de escolha no consentimento, sabendo quais dados serão coletados e como serem usados pelas empresas.
A LGPD Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 se aplica a todos os agentes, como sua empresa, e por isso sua empresa deve saber quais são as responsabilidade legais de coleta, armazenamento e processamento de dados pessoais dos usuários do site, estando em conformidade com a LGPD para não incorrer em pesadas sanções legais e a falta de credibilidade perante o público.
O objetivo da LGPD, como próprio nome diz "Lei Geral de Proteção de Dados", é de proteger os dados pessoais e garantir a privacidade dos usuários de sites da internet e das pessoas que tem seus dados e informações pessoais utilizados em processos e rotinas nas esferas pública e privada da nossa sociedade. Resumidamente, a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) tem como objetivo assegurar aos cidadãos brasileiros a segurança das suas informações pessoais.
Por isso mesmo o consentimento do usuário deve ser obtido de forma clara, através de um aviso de cookies e um bom texto de LGPD, política de privacidade e termos de uso.
2. Bases Legais da LGPD
As bases legais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) autorizam o tratamento de dados pessoais. A LGPD prevê dez bases legais que não têm dependência ou predominância entre si, sendo cada empresa responsável por definir qual é a base legal mais apropriada. Vamos destacar aqui as bases legais da LGPD mais comuns em práticas de Marketing e Vendas. O consentimento é a premissa básica, ou seja, o aceite com uma declaração inequívoca de que o usuário concorda com o uso dos seus dados pessoais para as finalidades propostas pela empresa. O legítimo interesse permite o uso de dados sem a necessidade da obtenção do consentimento. Se um cliente solicitou o orçamento de um determinado produto em seu site, isso lhe dá o direito de enviar uma propaganda para ele por e-mail marketing? *
* Disclaimer: este é um exemplo hipotético e em hipótese alguma a DIVIA Marketing Digital se responsabiliza pelas tomadas de decisão das empresas em relação ao uso de bases legais de LGPD.
Outros tipos de bases legais da LGPD além do consentimento e do legítimo interesse, são contratos, obrigação legal, execução de políticas públicas, processo judicial, proteção da vida e proteção de crédito.
3. Como Colocar LGPD no Site?
Como a LGPD é uma lei geral de proteção de dados dentro do seu site, blog ou loja virtual, sua empresa coleta dados dos usuários, por isso para colocar a LGPD no seu site você precisa seguir alguns requisitos básicos nas páginas de contato, formulários para inscrição de newsletter, formulários de contato e orçamento, políticas do site, requisitos de segurança do site para inibir a violação de dados, aviso de uso de cookies e processamento dos dados de menores de idade.
Para colocar LGPD no seu site você precisa instalar um certificado de segurança SSL e o TSL no seu site, esclarece aos usuários os seus direitos e informe de forma clara quais dados serão coletados e como serão utilizados, através do seu texto de LGPD, Política de Privacidade e Termos de Uso.
4. Como Adequar o Site a LGPD?
A adequação do site da sua empresa a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um procedimento relativamente simples de ser feito. O objetivo principal de adequar o site da sua empresa à LGPD é gerenciar o consentimento dos visitantes do site em um único lugar, atendendo as exigência da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018. Para adequar o site da sua empresa à LGPD você precisa de um aviso de cookies, um texto de LGPD, política de privacidade e termos de uso instalados no site da sua empresa.
5. Importância do Site em Conformidade com a LGPD
Para você entender a importância do site da sua empresa estar em conformidade com a LGPD, é preciso que você entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil influencia o site da sua empresa. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regula o processamento e o armazenamento de dados pessoais dos visitantes do seu site e pode ser decisiva para a implementação de estratégias de marketing digital da sua empresa, como o remarketing, por exemplo. A importância de adequar o site da sua empresa em conformidade com a LGPD, além de cumprir a legislação vigente, aumenta a confiabilidade da sua empresa e também o ranqueamento em mecanismos de buscas e motores de pesquisa, como o Google, por exemplo. Portanto é muito importante do ponto de vista do marketing e da confiabilidade dos usuários do site da sua empresa, ter um aviso de cookies, um texto de LGPD no seu site, além da Política de Privacidade e os Termos de Uso, informando de forma clara para os usuários como sua empresa irá tratar os dados pessoais deles, em caso de consentimento.
6. Aviso de Cookies no Site
Se o site da sua empresa coleta dados pessoais de contato, como nome, telefone e e-mails, e se você utiliza cookies, pixels de marketing, tags de conversão e do Google Analytics no seu site, como parte do Consentimento como Base Legal para a Política de Dados e Privacidade da sua empresa, você vai precisar ter um aviso de Cookies no site. De acordo coma a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 exige que os usuários sejam notificados sobre quais dados você coleta, incluindo cookies de terceiros. Você só poderá usar os dados legalmente após a obtenção do consentimento de forma livre e declarada do titular e é justamente para isso que serve o aviso de cookies no site. Como a lei exige que o consentimento deve ser “livre e declarado”, e não “subentendido”, ou “subjetivo”, um bom aviso de cookies deve permitir que o usuário escolha com facilidade e liberdade as suas opções, sem qualquer vício de consentimento.
7. Texto LGPD para Site
Você precisa de um texto de LGPD para o seu site, para assegurar aos usuários a transparência da sua empresa ao captar e processar os dados dos usuários, além de atestar a segurança dos dados armazenados. No texto LGPD para o site da sua empresa você terá que informar quais os dados que serão coletados, como eles serão armazenados e utilizados. O texto LGPD para o site, também deve incluir uma Política de Privacidade e os Termos de Uso. Algumas dicas para fazer o texto LGPD para seu site e escrever a política de privacidade do seu site são informar de forma clara quais os dados serão utilizados, como nome completo, telefone e e-mail, por exemplo, e como serão armazenados, destacando a parte da segurança das informações. Simplifique a linguagem para um fácil entendimento dos usuários sobre a política de privacidade do site da sua empresa, descrevendo quais dados serão coletados e de que forma serão utilizados, incluindo compartilhamento com terceiros, principalmente em se tratando de estratégias avançadas de marketing digital como cookies para remarketing. Um bom texto de LGPD para o site, com uma Política de Privacidade clara e objetiva, reforça o compromisso da sua empresa com a transparência e aumenta a confiança dos usuários em relação ao site da sua empresa.
8. Vantagens e Benefícios de Adequar seu Site a LGPD
Em primeiro lugar, é uma questão de cumprir a legislação vigente e as bases legais das leis geral de proteção de dados. Isso vale para todas as etapas de dados dentro do seu site e na gestão dos processos da sua empresa, incluindo coleta de dados, armazenamento de dados, tratamento de dados, transferência de dados e compartilhamento de dados pessoais. Adequando o site da sua empresa à LGPD você terá vantagens e benefícios como ter uma política de privacidade clara e transparente para os seus usuários. Assim, você pode instalar os seus pixels de marketing e autorizar apenas as tags de terceiros que o seu visitante concordar, de forma customizada e individual para cada visitante, sempre enviando os registros de consentimento. Você também pode organizar a coleta de dados do seu site por objetivos específicos, conforme exigido na lei geral de proteção aos dados LGPD. Não esqueça de anexar sua política de privacidade e termos de uso no seu site. Do ponto de vista do marketing e da usabilidade do seu site um aspecto muito importante a cuidar é que o seu aviso de cookies não prejudique a experiência de navegação do usuário, principalmente no mobile e em caso de sites de vendas online, como lojas virtuais e e-commerce.
9. Conclusão
Agora que você sabe o que é a LGPD e a importância de adequar o site da sua empresa a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira, melhore a experiência dos seus usuários com o aceite de consentimento e um política de privacidade clara para poder implementar as estratégias de marketing digital da sua empresa. Caso fique com alguma dúvida, salve esse post para voltar a consultar os tópicos sobre como adequar seu site a LGPD. Se precisar de ajuda para adequar o site da sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não hesite em entrar em contato com a DIVIA e solicitar o atendimento de um consultor especialista em marketing digital através do nosso site.
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