Quanto Investir em Marketing Digital?
Como investir de forma adequada para obter os melhores resultados para a minha empresa com o menor investimento possível? Essa é uma pergunta frequente aqui na agência DIVIA Marketing Digital e foi o que nos motivou a escrever este blog post com a melhor resposta possível para essa pergunta tão complexa: "Quanto eu devo investir no marketing digital da minha empresa?". Saiba como investir em marketing digital para obter os melhores resultados para a sua empresa, iniciando com o menor investimento sugerido, com a consultoria especializada da DIVIA Marketing Digital.
Quanto mais cedo você começar seus investimentos em marketing digital de alta performance, melhor para você! O marketing digital de alta performance gera vantagem competitiva na internet para a sua empresa e você sai na frente de seus concorrentes na captação de novas oportunidades de negócios. Entretanto, tudo vai depender do tamanho do seu negócio e do seu faturamento.
Invista em Marketing Digital de acordo com a idade do seu negócio.
Vamos pensar o seguinte, o que é mais importante para um negócio com pouco tempo de vida? Criar marca e consciência de público, ou vender? A resposta varia. Mas pensamos o seguinte, se sua empresa recém nasceu, você precisa sobreviver. E a melhor maneira de sobreviver é vendendo mais! Um negócio jovem deve investir em marketing de performance. Quero dizer investir para ter mais retorno de vendas. E mesmo com pouco investimento em marketing digital já é possível ter os primeiros resultados para o seu negócio.
Ferramentas como Facebook Ads e Google Ads não são um bicho de sete cabeças.
Aqui na DIVIA Marketing Digital temos dezenas de estudos de caso que começaram com verbas de até R$1000 que foi transformado em 3, 4, 5 e até 10 vezes mais o valor investido. Claro que isso não é regra. Vai depender do seu mercado e do produto que você vende. E só depois que você já está pagando as contas e os anúncios em performance estiverem trazendo retorno você pode começar investir em marketing de conteúdo e construção de marca. Isso é uma regra? Não! Mas vimos que em muitos mercados funciona.
O seu investimento ideal de marketing digital
Há vários métodos para e teorias para responder qual é o investimento ideal em marketing digital. Sua empresa pode começar, por exemplo, com 5% do seu faturamento total. Então, se você hoje está faturando R$ 10.000 ao mês, o montante de R$ 500 já seria o suficiente. Mas também você pode pensar grande. Veja bem, o seu investimento em marketing deve ser quase proporcional a sua vontade de crescer. Por exemplo, se você quer atingir 25% de market share, ou quota de mercado, seu investimento em marketing deveria ter a mesma porcentagem. Outros estudos indicam que a média global de investimento em marketing estaria entre 8% a 20% do faturamento da empresa.
O que levar em conta na hora de investir em marketing digital
O primeiro fator que você deve ter em mente é que o marketing digital é um canal de vendas e comunicação mensurável. Ou seja, tudo o que você gasta é medido através de impressões de anúncios (quantas vezes seu anúncio foi exibido), cliques no anúncio, custo por lead gerado e compras realizadas. Isso quer dizer que, em pouco tempo de campanhas de marketing digital, você já vai ter coletado os primeiros resultados. E esta coleta é a parte mais importante da estratégia. Pois com dados você consegue analisar, fazer cálculos e estimativas do tipo:
Segue o exemplo:
Seu investimento mensal em marketing digital: R$ 1000,00
O valor do seu produto ou serviço: R$ 350,00
Nº de impressões de campanha: 30 mil
Nº de cliques para a sua página de vendas: 1200
Nº de compras: 4
Total de vendas: R$ 1400,00
Bem, como vimos você agora teve R$ 400 de lucro.
Mas vamos nos aprofundar e calcular o seu ROAS. Ou seja, o retorno de investimento sobre a publicidade investida.
Retorno de investimento: R$ 1400
______________________________________ X 100 = R$ 1,4 ou 140%.
Investimento em publicidade: R$ 1000
Resumindo esta conta, fica assim:
Para cada 1 real investido em campanhas de marketing digital, voltou neste exemplo, 1 real e 40 centavos. Ou em porcentagem, e por isso que multiplicamos por 100, você conseguiu um retorno de 140% do seu dinheiro investido. Agora, a partir disso, sua meta é investir mais, para obter um ROAS maior e otimizar suas taxas de cada etapa do seu anúncio. Mas e se você tivesse investido R$ 1000 e retornado apenas R$ 700, é motivo para desistir da estratégia? Depende! Pois você deve analisar que parte da estratégia pode ser melhorada. E essa é a maravilha de investir em marketing digital de performance. Tudo tem solução. E com uma boa equipe de marketing ou agência como a DIVIA, tudo fica bem mais fácil.
O jogo do investimento em marketing de performance é para toda empresa!
Neste blog post, te mostramos por A + B quanto investir em marketing digital e porque é fácil decidir se você deve continuar investindo, para e analisar suas campanhas ou mudar de estratégia a partir da análise das suas métricas. Você também deve ter consciência de não investir tudo em uma estratégia que pode prejudicar o seu caixa. Vá aos poucos, veja como se comportam suas campanhas de performance.
Tudo é mensurado e os resultados e qualquer otimização de campanha é feita em tempo real.
E esta é a maior vantagem para pequenas e médias empresas e negócios locais, ter o poder de controlar seu investimento em tempo real, a partir da análise de dados simples. Esperamos que você tenha gostado deste blog post! E se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada com mais de 15 anos de experiência em marketing digital! Quer saber quanto investir no marketing digital da sua empresa? Entre em contato agora mesmo e fale com um especialista em investimentos de marketing digital.
Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital