Por que investir em SEO? Principais Motivos para Investir em SEO e Otimização de Sites

Por que investir em SEO? Principais Motivos para Investir em SEO e Otimização de Sites

Você sabe o que é SEO e otimização de sites? Por que investir em SEO e otimização de sites? Motivos para investir em SEO? Como uma estratégia de SEO e otimização de sites pode alavancar as suas vendas e fortalecer a sua marca digitalmente? Quais os principais motivos para investir em SEO e otimização de sites? Como funciona uma consultoria de SEO e como ela pode ser útil para o seu negócio? Quais as vantagens e benefícios que o investimento em SEO e otimização de sites pode trazer para a sua empresa? Está buscando implementar uma estratégia eficiente de SEO para o seu site? Acompanhe até o fim esse blog post. Reunimos as principais informações sobre  por que investir em SEO e otimização de sites, além dos principais motivos para investir em SEO.

Já parou para refletir sobre um hábito muito comum e corriqueiro nos dias atuais, que é o ato de pesquisar na internet? Seja para buscar materiais, conteúdos ou informações, é na internet que buscamos as soluções. Agora, já pensou em exibir seus produtos e/ou serviços para os usuários que pesquisam por aquilo que você tem para oferecer? E melhor ainda, de graça? Graças a técnicas eficazes de SEO, tudo isso é possível, exibindo o seu site de maneira orgânica nos resultados das pesquisas.

Para exemplificar e dimensionar a importância e a relevância de utilizar técnicas de SEO para o seu site, segundo estatística da Internet Live Stats, a empresa Alphabet (dona da Google), recebe diariamente cerca de 3,5 bilhões de pesquisas na sua ferramenta de busca. Esses números só reforçam que buscar estar entre os primeiros resultados das pesquisas, de maneira gratuita, pode impactar positivamente nos seus negócios e tornar sua marca mais competitiva no seu segmento.

Quer saber mais sobre por que investir em SEO e otimização de sites? Por que investir em SEO? Principais motivos para investir em SEO? A seguir listamos os tópicos que abordaremos sobre as vantagens de investir em SEO:

1. O que é SEO?

2. Por que investir em SEO e otimização de sites?

3. Motivos para investir em SEO

4. Consultoria de SEO e Otimização de Sites

5. Vantagens do SEO e otimização de sites?

6. Benefícios do SEO e otimização de sites?

7. Métricas de SEO

8. Retorno do Investimento em SEO

9. Conclusão

Preparado para ficar por dentro das principais estratégias de SEO e otimização de sites? Saber por que você deve investir no SEO e otimização do site da sua empresa? Então vamos lá!

1. O que é SEO?

SEO é a sigla da palavra inglesa Search Engine Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização para Motores de Busca. Seu principal objetivo é garantir que o site da sua empresa apareça nos principais resultados de pesquisa de forma orgânica, ou seja, sem a utilização de mídias pagas.

Para atingir tal marca, o SEO se baseia em técnicas e estratégias para garantir que o seu site possa ser encontrado pelos motores de busca e que os mesmos o classifiquem de forma satisfatória. Empregar as técnicas e estratégias de SEO para o seu site é aumentar as chances dos usuários que pesquisam por produtos e/ou serviços que sua empresa ofereça clicarem no seu site, aumentando suas vendas e auxiliando na obtenção dos objetivos traçados.

Além disso, utilizar o SEO para otimizar o seu site para os motores de busca, garante à sua empresa diferencial competitivo perante seus concorrentes, gerando melhores vendas e conversões.

2. Por que investir em SEO e otimização de sites?

Se você tivesse que definir qual o principal bem digital da sua empresa? Sem dúvidas que sua resposta seria o seu site. Não poderia ser diferente, visto que o site da sua empresa é a vitrine do seu negócio, onde tanto clientes que já se relacionaram com a sua marca quanto novos clientes em potenciais conhecerão os seus produtos e/ou serviços de forma convincente e atrativa.

Ademais, as mídias sociais são um ótimo aliado para gerar conexão com novos clientes e também como um canal de comunicação corporativa, e deve ser empregado na sua estratégia de marketing digital para atingir os seus objetivos de vendas. Todavia, eles são apenas o seu aliado, visto que não são controlados diretamente por você e sim por terceiros. Por outro lado, o seu site permite total controle e personalização, tornando-o seu principal bem digital.

A partir de então, é essencial investir em algo que você possui controle, que é seu de forma global. Nesse sentido, investir em SEO no seu site é ter a certeza que colherá frutos importantes e valiosos para o seu negócio, de maneira gradual e assertiva.

3. Motivos para investir em SEO

Caso você ainda não esteja convencido sobre a importância de investir em SEO e otimização do seu site, listamos abaixo alguns dos principais motivos para utilizar as estratégias e técnicas de SEO.

Apareça na 1ª página do Google: Garantir o seu espaço e exibir seus produtos e/ou serviços para clientes em potenciais quando pesquisam por aquilo que você tem a oferecer não pode significar discrepância entre de qualidade do produto com o seu concorrente, mas sim, que as suas estratégias de SEO estão sendo eficazes, tornando o seu site visível para os motores de busca. Esse lugar privilegiado garante para o seu negócio cliques de usuários em potencial, ou seja, com grande probabilidade de fechar negócio, visto que sua pesquisa indica isso. Aliás, com essa ajudinha do motor de busca, sua marca ganha espaço na mente do consumidor, fortalecendo a sua marca para negócios futuros.

Ser referência: Os principais motores de busca possuem métricas como total de acessos e tempo de leitura para formar a autoridade que determinado site possui sobre tal segmento e conteúdo. Cada vez mais os usuários estão buscando por resultados relevantes, ricos e que solucionem os seus problemas. Dessa forma, garantir um espaço na 1ª página irá influenciar em que os consumidores veem sua marca, tornando-a como referência do mercado. Para chegar a tal nível, além de produzir conteúdos de qualidade para o usuário, é necessário investir em técnicas eficazes de SEO para um melhor ranqueamento.

4. Consultoria de SEO e Otimização de Sites

Primeiramente, é importante destacar que a consultoria de SEO e otimização de sites é necessária quando a sua empresa não possui um time especializado de marketing e profissionais qualificados para utilização de técnicas eficazes para gerar resultado para o seu negócio. Também, uma consultoria de SEO e otimização de sites busca gerar mais produtividade para os outros departamentos da sua empresa, visto que poderão destinar tempo para as suas respectivas atividades.

Na DIVIA Marketing Digital contamos com o serviço de consultoria de SEO e otimização de sites para aumentar o ranqueamento do seu site, a fim de garantir uma vantagem competitiva para sua empresa. Na DIVIA Marketing Digital possuímos expertise de mais de uma década com técnicas e estratégias de consultoria de SEO, com diversos cases de sucesso de clientes que aumentaram suas vendas e seus lucros.

Quer saber mais sobre nosso serviço de consultoria de SEO e otimização de sites?

5. Vantagens do SEO e otimização de sites?

Empregar técnicas de SEO e otimização de sites podem trazer diversas vantagens competitivas no ambiente digital para a sua empresa, sendo elas:

Melhor performance dos seus anúncios no Google Ads: Seja para já anunciantes ou para empresas que pretendem utilizar o Google Ads na sua estratégia de marketing digital, o SEO pode ajudar as suas campanhas a performar melhor. Para contextualizar, o Google Ads, para qualificar o seu anúncio e classificá-lo, leva em conta uma estimativa que possui relação direta com o seu site, como a taxa de clique, a relevância das palavras chaves e a qualidade do site. Por conta disso, as técnicas e estratégias de SEO podem influenciar diretamente no lance dos seus anúncios, ou seja, possibilitando um gasto menor que o esperado em anúncios de mídia paga.

É grátis: Sim, para aparecer na primeira página do Google não precisa investir nenhum centavo. Todavia, para chegar a esse nível, é preciso utilizar as melhores e mais eficientes estratégias de SEO para um melhor ranqueamento e indexação do seu site nos resultados de pesquisa. Importante destacar que os resultados de SEO podem não ser imediatos na maioria das vezes, mas no longo prazo, geram resultados duradouros para a sua empresa.

6. Benefícios do SEO e otimização de sites?

Quer saber quais os principais benefícios que utilizar as principais técnicas e estratégias de SEO podem trazer para o seu site? Acompanhe a seguir:

Maior quantidade de visitas do seu site: Estar presente nas primeiras (principalmente na primeira) página dos resultados de pesquisa dos motores de busca está muito atrelado a um aumento significativo de visitas no seu site. Consequentemente, um aumento das visitas ao site da sua empresa, também gera um aumento de conversões, com uma quantidade maior de leads para seu time de vendas contactar e fechar negócios.

Público-alvo qualificado: A partir das estratégias de SEO de palavras-chaves para determinado público-alvo, é possível conquistar novos clientes em potencial e convertê-los.

Fortalecimento da marca: Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa também garantem para a sua empresa um lugar de destaque na mente do consumidor, tornando a sua marca confiável e com relevância para futuros negócios.

7. Métricas de SEO

Antes de tudo, não somente no marketing digital, mas a mensuração dos resultados é essencial para verificar ações que estão gerando resultados e aprimorar aquelas que precisam de atenção. Também, a mensuração é útil para estratégias futuras e investimentos, visto que aquelas que possuem melhor performance precisam ser ampliadas.

Atualmente, há várias ferramentas que permitem mensuração de SEO, como o Google Analytics e o Google Search Console. Com elas, é possível analisar características mensuráveis como:

Palavras-chaves;

Conversão de páginas/landing pages;

Taxa de rejeição;

Quantidade de acessos;

Tempo que o usuário permanece na página;

Origem do tráfego;

Páginas de entrada e saída dos usuários.

São muitas métricas de SEO que podem ser utilizadas para mensurar o retorno do investimento na otimização de sites (SEO). Aumento no número de visitas orgânicas, leads orgânicos e fechamentos de vendas com origem de mídia "Busca Orgânica", são a melhor forma de ver o retorno do investimento em SEO gerando faturamento para sua empresa!

8. Retorno do Investimento em SEO

É inevitável. O investimento em SEO ocupará uma posição de destaque na sua estratégia de marketing digital, gerando um grande retorno do investimento em diversos aspectos para a sua empresa. Pois, os custos são bem menores em comparação com as mídias pagas, e você começa a obter resultados dentro de um intervalo de 3 à 6 meses.

Embora, empregar a utilização de técnicas de publicidade digital paga devem ser levadas em consideração na sua estratégia de marketing digital, visto que também geram valor ao negócio, aumentam consideravelmente suas vendas em curto prazo e possuem alto poder de segmentação. Porém, é preciso destacar que o custo por clique no Google Ads é bastante variável, e tende sempre a crescer com a chegada de novos anunciantes na plataforma.

Por fim, o investimento e consequentemente o retorno do investimento em SEO são muito valiosos para o seu negócio, pois, como comentado anteriormente, vale a pena investir em algo que é realmente seu e que vai se perpetuar, gerando resultados efetivos em posicionamento orgânico. Todavia, é preciso estar sempre atento às novas estratégias e técnicas para manter seu site sempre atualizado

9. Conclusão

Finalizando mais um blog post sobre marketing digital. Nosso tema foi abordar os principais conceitos por trás da otimização de sites (SEO) e da importância do seu investimento em SEO. Agora você sabe porque investir em SEO. Abordamos temas como o que é SEO, por que investir em SEO e otimização de sites, quais são os principais motivos para investir em SEO e otimização de sites, consultoria de SEO e otimização de sites, vantagens e benefícios de SEO e otimização de sites, métricas de SEO e otimização de sites e retorno do investimento em SEO e otimização de sites. Se você gostou desse conteúdo, favorite-o para ler novamente mais tarde. Acompanhe nossas postagens sobre marketing digital, tecnologia e inovação.

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital


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