Métricas do Google Ads: Entenda os Principais Indicadores de Performance KPIs de Google Ads
Sua empresa faz campanhas de Google Ads para captar clientes e promover seus produtos e/ou serviços? Você sabe quais são as métricas do Google Ads? Você entende os indicadores de performance dos relatórios das campanhas de Google Ads? Entende as siglas CPC, CPA, CPM, CTR, entre outras? Sabe a importância de conhecer os principais indicadores do Google Ads para poder avaliar a performance da sua campanha de Google Ads?
Neste blog post vamos apresentar os principais indicadores de performance do Google Ads. Todos os KPIs de Google Ads importantes para você avaliar a performance das suas campanhas. Vamos explicar detalhadamente cada indicador de performance de Google Ads e suas siglas: CPC, CPA, CPM, CTR, entre outros. Prepare-se para conhecer todos os principais indicadores de performance para avaliar o desempenho das campanhas de Google Ads da sua empresa: os KPIs de Google Ads.
Abaixo os tópicos que vamos abordar sobre as métricas de Google Ads para você entender os principais indicadores (KPIs) de Google Ads:
1. O que são métricas de Google Ads?
2. Quais são os mais importantes KPIs do Google Ads
2.1. Impressões
2.1. Cliques
2.2. CTR
2.3. CPC
2.4. Taxa de Conversão
2.5. CPA
2.6. Índice de Qualidade
2.7. Investimento
2.8. ROI
3. Conclusão
Estão prontos para entender tudo sobre métricas de Google Ads e conhecer os principais indicadores de performance (KPIs) de Google Ads? Então vamos lá!
1. O que são métricas de Google Ads?
As métricas do Google Ads, ou KPIs (Indicadores Chave de Performance), são valores quantitativos e qualitativos de performance que explicitam a qualidade e a performance da sua campanha no Google Ads. Com essas métricas, é possível avaliar o desempenho, traçar estratégias e estabelecer metas baseadas em dados concretos e mensuráveis fornecidos pelo próprio Google.
Como uma campanha Google Ads pode ter diferentes objetivos e estratégias dependendo da verba e do mercado a ser atingido, o foco de cada anunciante quando se fala de KPIs pode mudar: foco em reconhecimento de marca, conversões, visualizações em vídeos e outros objetivos significam que as métricas que medem o sucesso da campanha não são as mesmas.
Por isso, conhecer os KPIs do Google Ads é parte fundamental de criar e administrar uma boa campanha de Google Ads. Tentar otimizar uma campanha sem saber os principais KPIs é como tentar pilotar um navio sem saber nada de navegação; só é possível criar uma campanha de qualidade sabendo o que torna uma campanha de qualidade.
Com a análise correta dos KPIs do Google Ads, é possível saber se sua campanha está no rumo certo e, se houverem problemas, ajustá-la de acordo com dados concretos e claros da forma mais assertiva possível.
2. Quais são os mais importantes KPIs do Google Ads?
Os indicadores de performance mais importantes do Google Ads são justamente os indicadores chave, os chamados KPIs de Google Ads, pois são as principais métricas para avaliar a performance das suas campanhas de Google Ads.
2.1. Impressões
É a frequência com a qual o seu anúncio é exposto na rede de pesquisa para a palavra (ou palavras) chave que você escolheu. Cada vez em que um usuário pesquisa algo e vê o seu anúncio na rede de pesquisa, uma impressão é contabilizada. A taxa de impressões é calculada pela divisão do número de vezes em que seu anúncio foi exibido pelas buscas totais pela sua palavra chave.
Taxa de impressões = impressões / buscas totais
Por exemplo: se você está anunciando “roupas femininas em porto alegre”, termo que teve 1500 buscas em um dia, e seu anúncio foi impresso 1000 vezes para esses usuários, sua taxa de impressões foi de aproximadamente 67%.
Se sua taxa de impressões está muito baixa, o problema provavelmente está na escolha das palavras chave da sua campanha. Sempre busque palavras chave direta e especificamente relacionadas com o seu negócio; além de realizar um bom trabalho de SEO no seu website ou landing-page.
2.2. Cliques
O número de cliques do seu anúncio revela a quantidade bruta de pessoas que clicaram em seus anúncios e foram direcionadas a seu site ou landing page. Os cliques servem de base para calcular as taxas de CTR,CPC e outras métricas importantes de campanhas Google Ads que veremos a seguir.
2.3. CTR
Click through rate é calculada pela divisão do número de pessoas que clicaram no seu anúncio pelo número de vezes em que ele foi impresso. Basicamente, o CTR responde a pergunta “de todos que viram, quantos clicaram em meu anúncio?”.
CTR = Cliques / Impressões
Por exemplo: se seu anúncio foi exibido 300 vezes no mês, e obteve 60 cliques, seu CTR foi de 20% no mês, pois 20% dos usuários que viram seu anúncio clicaram nele.
O CTR é importante para medir o quão chamativo está o seu anúncio para os usuários. Se seu CTR está baixo, pode ser que seus títulos não estejam tão chamativos ou sua descrição não esteja boa o suficiente: sempre busque, nos títulos, expressar de maneira clara o que você está anunciando e seu diferencial para se destacar entre os concorrentes e aumentar seu CTR.
2.4. CPC
Na rede de pesquisa do Google Ads, você paga por cada clique, e não por exibições da sua marca. Isso cria um sistema de orçamento diretamente proporcional aos reais resultados da campanha.
Sendo assim, o Custo por Clique é o valor que você está pagando por cada clique em seu anúncio, como um “custo por visita ao site”. A métrica CPC é fundamental para controlar o orçamento da sua campanha Google Ads.
Se seu CPC está muito alto, talvez o seu anúncio esteja com uma baixa qualidade; ou seja, um anúncio de qualidade, ao mesmo tempo, aumenta conversões e diminui o custo de uma campanha.
Logo, o CPC Médio é a média do custo de todos os cliques da sua campanha, ou seja, a média do custo por clique de cada palavra chave que ativou os seus anúncios.
2.5. Taxa de conversão
A Taxa de Conversão mede a quantidade de usuários que chegaram ao objetivo final da campanha. A Taxa de Conversão é calculada pela divisão do número de conversões no website ou landing page pelo número de visitantes totais.
Taxa de Conversão = conversões / visitantes
Lembrando que uma conversão pode significar diferentes coisas dependendo do seu objetivo como anunciante: download de um Ebook, preenchimento de um formulário de contato, inscrição em uma newsletter, entre várias possibilidades.
Por exemplo, se você recebeu 200 visitas em seu site e, desses visitantes, 40 preencheram um formulário de contato, sua Taxa de Conversão é de 20%.
2.6. CPA
O Custo por Aquisição é semelhante ao CPC, mas tem algumas diferenças chave no sistema de cobrança do Google Ads. Enquanto o CPC foca em cliques no anúncio, o CPA mede o custo das conversões já no seu website ou landing page, sejam elas o preenchimento de um formulário, download de Ebook, compra de um produto, etc.
A aquisição é o objetivo final da campanha, ou seja, o CPA é o custo pelo processo completo de obtenção do cliente pela rede de pesquisa Google Ads, por esse motivo o CPA é um indicador chave de performance de Google Ads.
2.7. Índice de Qualidade
O Índice de Qualidade do seu anúncio é um KPI calculado pelo próprio Google, levando em consideração os outros KPIs como CTR, CPC, qualidade do seu site, escolha de palavras chave, entre outros. Por isso, o Índice de Qualidade funciona como um panorama geral da qualidade da sua campanha Google Ads, fornecendo uma nota entre 1 e 10.
Um bom índice de qualidade melhora o ranqueamento dos seus anúncios entre os concorrentes, consequentemente diminuindo o CPC e comentando suas conversões. Assim, é comum ouvir de especialistas que o Índice de Qualidade é o KPI número 1 para se prestar atenção.
Para melhorar o índice de qualidade de uma campanha Google Ads, é recomendado que, além da escolha de boas palavras chave e da elaboração de títulos e descrições atrativos, se adicione todas as extensões disponíveis.
2.8. Investimento
O investimento que o anunciante faz em uma campanha é diretamente proporcional aos resultados, mas campanhas sempre podem ser otimizadas para converter mais com menos orçamento. Por isso, o KPI mais importante quando se fala de investimento é o ROI (retorno sobre investimento), que utiliza o investimento como base do cálculo.
2.9. ROI
Retorno sobre o investimento (return over investment) é o KPI que mede o valor obtido através das suas campanhas a partir de cada real que você coloca nelas, como um medidor de lucro da sua campanha Google Ads. Um ROI de 7 por exemplo, significa que cada real investido gerou vendas e retornou 7 reais à sua empresa.
O ROI é um KPI importante para saber se a sua campanha, da maneira que se encontra hoje, está financeiramente valendo a pena. Uma campanha bem otimizada, com alto Índice de Qualidade, provavelmente terá um ROI alto para a empresa anunciante.
Se seu ROI está muito baixo, provavelmente o motivo está na baixa qualidade dos outros KPIs da sua campanha, então é recomendável reavaliá-la como um todo. Lembrando: independente do produto ou serviço sendo anunciado, uma boa administração da campanha google Ads, com atenção e monitoramento dos KPIs, garante um ROI satisfatório e o crescimento da sua empresa através do Marketing Digital.
3. Concluindo...
Agora você aprendeu sobre as principais métricas e indicadores chave de performance do Google Ads, você pode avaliar a performance da sua campanha através dos KPIs de Google Ads. Se precisar de alguma ajuda ao analisar os relatórios das suas campanhas de Google Ads, retome a leitura deste post blog ou entre em contato com a DIVIA Marketing Digital. Temos um time de consultores especializados em Google Ads. A DIVIA Marketing Digital é uma agência Google Partner, especializada em gestão de campanhas de Google Ads. Também damos consultoria de Google Ads, ajudamos a auditar campanhas de Google Ads, corrigindo erros e sugerindo as melhores estratégias de Google Ads para o segmento de negócios da sua empresa. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre Google Ads.
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