Google Meu Negócio: Como Usar o Google Meu Negócio para Destacar a Minha Empresa?
Você sabe o que é o Google Meu Negócio? Sabe como funciona e como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio? Quer saber como usar o Google Meu Negócio para destacar a sua empresa? Esse post é para tirar todas as suas dúvidas sobre o Google Meu Negócio, ajudar você a cadastrar sua empresa para ter destaque na busca orgânica da Rede de Pesquisa do Google e colocar a sua empresa no mapa ainda hoje. Entenda por que e como você deve usar do Google Meu Negócio em sua estratégia! Abaixo os tópicos deste artigo que irá detalhar tudo que você precisa saber para destacar a sua empresa no Google Meu Negócio.
1. O que é o Google Meu Negócio?
2. Qual o objetivo de cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?
3. Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?
4. Como Destacar a Minha Empresa no GMB?
5. Google Meu Negócio é gratuito?
6. Como configurar a página da minha empresa no GMB
7. Como reivindicar um perfil de negócio no Google Maps
8. Como reivindicar uma página do Google Meu Negócio
9. Conclusão
Pronto para saber tudo sobre o Google Meu Negócio e saber como destacar a sua empresa utilizando a ferramenta do Google Meu Negócio? Então vamos lá!
1. O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda empresas de todos portes e segmentos a ser encontrada nas buscas do Google, aparecendo nos resultados da Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps.
Com o Google Meu Negócio você poderá cadastrar informações de contato, endereço, site, fotos e vídeos da sua empresa. Toda vez que alguém pesquisar o nome do seu Negócio na pesquisa do Google, a ferramenta Google Meu Negócio vai mostrar a sua empresa na lateral direita da tela.
2. Qual o objetivo de cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?
O objetivo do Google Meu Negócio é dar aos usuários da rede mais informações sobre o seu negócio. Você pode destacar a sua empresa através do Google Meu Negócio. Mas informação por informação não é tão útil assim. Por isso, o Google Meu Negócio tem um sistema de avaliações e comentários eficiente que busca criar credibilidade para a sua empresa. Isso porque quanto mais alta for a pontuação (1 a 5) da sua empresa no Google Meu Negócio, e quanto mais comentários positivos tiver, mais fácil será para as pessoas verificarem que o seu estabelecimento é uma boa escolha.
3. Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio oferece uma série de benefícios que os negócios locais precisam conhecer, como ajuda para alcançar novos clientes, aumentar a visibilidade geral e garantir que os clientes encontrem informações de forma rápida e fácil.
Agora que você já entendeu o conceito do Google Meu Negócio, você pode desfrutar de todas as funcionalidades. Ao fazer o seu login no Google Meu Negócio, você terá acesso a um painel de controle com múltiplas funcionalidades e benefícios.
Oportunidade única de aparecer em perfis:
Sem um perfil do Google Meu Negócio, você não aparecerá no Google Maps ou no pacote local e correrá o risco de o painel de conhecimento estar incorreto ou ter poucas informações.
Esses perfis do Google Meu Negócio são essenciais, pois se destacam para os usuários quando são exibidos, e é esse tipo de perfil que chama a atenção que você não quer perder.
Capacidade de reunir e exibir comentários:
Com o Google Meu Negócio, você pode reunir comentários de clientes e demonstrar a qualidade de seus produtos ou serviços para clientes em potencial. Cada vez mais, os usuários buscam provas sociais de que um negócio merece sua clientela, e os comentários online são um dos principais meios de influência em 2021. Uma avaliação 5 estrelas no Google Meu Negócio se destaca, e a implementação de uma estratégia para incentivar seus clientes a classificar seu serviço ou produto no Google Meu Negócio é um caminho longo para impulsionar novos negócios.
Mas, além disso, foi relatado que os comentários são um fator chave de posicionamento nos resultados do pacote local, o que significa que a maioria dos negócios simplesmente não pode se dar ao luxo de ser o único que não tem fortes sinais de confiabilidade visíveis em seus perfis.
Tenha informações sobre o seu negócio:
O Google Meu Negócio pode oferecer informações sobre o seu negócio que você não teria acesso com outras plataformas e que podem ajudar a tomar decisões estratégicas. Essas informações incluem:
* O número de visualizações que seu perfil, fotos e postagens recebem.
* As consultas de pesquisa que as pessoas usam para encontrar seu negócio.
* O engajamento.
* Um perfil do seu público (faixa etária, gênero e países).
* O número de cliques no site, ligações telefônicas e consultas de direção de localização.
Para aproveitar ao máximo seu perfil do Google Meu Negócio, ele precisa estar configurado e otimizado corretamente. Vamos tentar responder às perguntas mais comuns sobre isso abaixo.
4. Como Destacar a Minha Empresa no Google Meu Negócio?
Gerenciar sua performance online por meio da ferramenta Google Meu Negócio vai ajudar para que mais clientes em potencial encontre sua empresa no Google.
Mantenhas suas informações atualizadas:
Se você mudou de número, endereço ou mesmo alterou o horário de funcionamento, é fundamental essas informações estarem atualizadas no Google Meu Negócio. A maioria das oportunidades online são perdidas não por causa de estratégias ruins, mas por desatualização de informações na conta do Google Meu Negócio. Fique de olho em:
* Horário de funcionamento;
* Endereço físico (se você mudar de endereço, precisará passar pelo processo de verificação novamente para confirmar o novo endereço)
* Número de telefone;
* Categoria;
* Website;
* Fotos.
Mantenha a interação com seus clientes:
Compartilhando fotos da sua empresa em ação no Google Meu Negócio: Explore este recurso para mostrar fotos que captam a essência da sua empresa. Use imagens no Google Meu Negócio para manter seus clientes informados e mostrar a eles o melhor que você tem a oferecer. Dica: fotos reais fazem mais sucesso que as fotos de banco de imagens.
Respondendo aos comentários e avaliações dos clientes no Google Meu Negócio:
Seus clientes irão avaliar a performance do seu negócio através de avaliações online, que serão exibidas no seu perfil, sempre que um cliente visitar a sua conta. Você pode usar este recurso para fazer marketing boca a boca na web, para que mais e mais pessoas possam conhecer sua empresa. Além disso, ao responder esses comentários, você mostra para os clientes existentes e em potencial que os valoriza. Pesquisas mostram que consumidores são mais propensos a comprar de empresas que respondem seus clientes regularmente.
Aba mensagens:
Na aba de mensagens, você pode ativar outro benefício do Google Meu Negócio. Com ele é possível receber mensagens gratuitas dos seus clientes pelo aplicativo do Google Meu Negócio, diretamente no seu celular. Com isso, você tem controle total e aumenta a sua presença na web com possíveis clientes. Nada melhor para possíveis clientes do que uma empresa proativa e online na hora que está precisando. Com certeza você já passou por isso, portanto não decepcione seus potenciais clientes e ative as mensagens.
Além disso, há diversas abas no Google Meu Negócio que lhe permitem múltiplas ações para fazer o seu negócio se tornar mais atrativo.
Invista em Postagens:
Nesta aba do Google Meu Negócio é possível criar avisos, notícias, atualizações, promoções e eventos do seu negócio. Este é um grande benefício do Google Meu Negócio que torna o seu negócio dinâmico e atraente, além de passar a imagem de uma empresa atualizada. Então, sempre invista em postagens.
Faça da ferramenta Insights a sua melhor amiga:
Esta aba do Google Meu Negócio lhe dá a chance de ver como as pessoas pesquisam a sua empresa e que ações estão tomando.
Neste exemplo, vemos no resultado do Google Meu Negócio que as pessoas estão solicitando mais rotas até o estabelecimento. Então você pode analisar, criar recursos e adicionar novas informações que supram essa demanda.
Crie um Site:
Você pode criar um site gratuito para sua empresa. O nome que o Google Meu Negócio dá é criação de sites, mas é uma espécie de Criação de Página de Apresentação. Isso porque as funcionalidades são básicas para você fazer uma apresentação do seu negócio, mas está longe de ser um site de alta performance. Porém este é mais um benefício do Google Meu Negócio que você pode aproveitar se está começando. É simples e você pode começar sozinho.
Bônus:
Você deve estar sempre atento a isto: a atualização da sua empresa no Google Meu Negócio é a chave para lhe ajudar a ter mais acessos gratuitos pelo Google Meu Negócio. Além do mais, nas informações por texto do seu negócio, você pode utilizar palavras-chave que o seu potencial cliente digital provavelmente usaria em uma pesquisa. Por exemplo “restaurante de sushi”. No texto da descrição você pode escrever algo como: "Somos o Sushi Bar YXZ, o restaurante de sushi mais amado da zona norte".
Automaticamente o Google vai buscar textos e referências com este conjunto de palavras.
5. Google Meu Negócio é gratuito?
O Google Meu Negócio é totalmente gratuito e não custa nada para configurar o seu perfil na plataforma. Não há nenhuma opção premium do Google Meu Negócio, e você tem acesso total à ferramenta ao simplesmente configurar sua página. O Google Meu Negócio pode ser acessado por todos os tipos de negócios e você pode começar imediatamente. Em comparação com muitas ferramentas, que têm vários níveis de assinatura (muitas vezes incluindo versões gratuitas), o Google Meu Negócio oferece acesso exatamente aos mesmos recursos que seus concorrentes têm — sejam eles pequenos negócios locais ou cadeias globais.
6. Como configurar a página da minha empresa no Google Meu Negócio
Para configurar uma página da sua empresa no Google Meu Negócio siga os passos abaixo:
I. O primeiro passo é você entrar no site para inscrição: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/
Depois clique em “Gerenciar agora”.
II. Após fazer o seu cadastro no Google Meu Negócio você será direcionado a uma tela que irá perguntar qual é o seu negócio. Digite o nome do seu Negócio e o Google lhe mostrará algumas sugestões.
III. Escolha a categoria do seu negócio. Como restaurante, mecânica, loja etc.
IV. Selecione se há uma localização física no seu negócio.
V. Digite as informações de endereço.
VI. Digital as informações de contato da empresa como telefone, WhatsApp, e-mail, site, link de fanpage do Facebook, perfil no Instagram, etc.
Dentro deste painel do Google Meu Negócio, você também terá que fazer a verificação da conta. Para isso, procure o botão em destaque “Verificar Agora”. Selecione o negócio em questão. Após isso, você verá que a forma padrão de verificar uma empresa no Google Meu Negócio é recebendo um cartão postal com o código de verificação. Ele chegará em algumas semanas à sua residência ou escritório. Certifique-se de que outros métodos, como e-mail ou telefone não estão disponíveis.
Após a verificação do Google Meu Negócio pode ser que leve algumas semanas para que a sua empresa apareça na listagem. Enquanto isso, você pode baixar o aplicativo do Google Meu Negócio e fazer edições na sua página.
7. Como reivindicar um perfil de negócio no Google Maps
Para reivindicar um perfil de negócio no Google Maps siga os passos abaixo:
I. No computador, abra o Google Maps.
II. Na barra de pesquisa, insira o nome da empresa.
III. Clique no nome da empresa e escolha o correto.
IV. Clique em Reivindicar esta empresa > Gerencie agora.
V. Para escolher outra empresa, clique em Sou proprietário ou gerente de outra empresa.
VI. Selecione uma opção de verificação e siga as etapas na tela.
8. Como reivindicar uma página do Google Meu Negócio
Se o perfil de uma empresa no Google Meu Negócio já tiver sido verificado e você tiver autorização para gerenciá-lo, poderá solicitar a propriedade dele ao dono atual. Ao tentar se conectar a um perfil multilocal reivindicado, você também pode verificar seu acesso como gerente de local.
Se você não encontrar um link "Reivindicar esta empresa" ou "É o proprietário dessa empresa" no seu perfil no Google Meu Negócio, provavelmente já é o proprietário. No seu perfil, procure o selo "Você gerencia o perfil desta empresa".
1. Para encontrar o Perfil da empresa desejado, siga um destes métodos:
* Acesse business.google.com/add.
* Digite o nome e o endereço da empresa, depois, selecione-a nos resultados da pesquisa.
* Encontre sua empresa na Pesquisa Google ou no Maps.
* No Perfil da empresa, clique em Reivindicar esta empresa.
2. Depois, clique em Continuar.
3. Você receberá uma mensagem informando que outra pessoa já verificou o perfil no Google Meu Negócio. Se você tiver autorização para administrá-lo, poderá solicitar a propriedade ao proprietário atual.
4. Clique em Solicitar acesso e preencha o formulário.
5. Clique em Enviar.
Dica: o proprietário atual do perfil no Google Meu Negócio receberá um e-mail solicitando que entre em contato com você, e você receberá um e-mail de confirmação.
O que fazer depois de solicitar a propriedade?
Depois que você solicita a propriedade no Google Meu Negócio, o atual responsável pelo perfil tem três dias para responder. Para verificar o status do seu pedido, faça login no Perfil da empresa ou clique no link no e-mail de confirmação.
* Se o seu pedido for aprovado: você receberá uma notificação por e-mail e poderá gerenciar o Perfil da empresa no Google Meu Negócio.
* Se a solicitação for recusada: você receberá uma notificação por e-mail e ainda poderá sugerir edições no perfil no Google Meu Negócio. Além disso, é possível contestar a solicitação recusada.
* Se não receber uma resposta: caso não tenha retorno após três dias, você poderá reivindicar o perfil no Google Meu Negócio. Para reivindicar um Perfil da empresa, faça o seguinte:
1. Abra o e-mail de confirmação original que você recebeu sobre sua solicitação de propriedade.
2. Encontre-a e siga as instruções na tela para fazer a verificação. Se preferir, faça login no Perfil da empresa e procure o botão "Reivindicar" ou "Verificar" no painel.
Dica: a opção de reivindicar um perfil nem sempre está disponível
Conclusão
É simples: basta otimizar o Google Meu Negócio da melhor maneira possível e garantir que as informações da sua conta estejam corretas. Milhões de usuários acessam o Google Maps a cada minuto. Eles utilizam o aplicativo, fazem buscas no desktop, fazem buscas no Google. Se você otimizar o Google Meu Negócio e deixar sua conta segura, verificada e bem construída, eles vão encontrar você.
Chegamos ao final de mais um artigo aqui da DIVIA Marketing Digital! Esperamos que você tenha gostado e que coloque em prática tudo o que acabou de ler aqui sobre o Google Meu Negócio!
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