Consultoria de SEO: O que é e Como Funciona a Consultoria de SEO?

Consultoria de SEO: O que é e Como Funciona a Consultoria de SEO?

O que é uma consultoria de SEO? Como funciona a consultoria de SEO? Veja neste post blog o que é a consultoria em SEO da DIVIA Marketing Digital. Descubra como funciona a consultoria de SEO, quais etapas e as vantagens da otimização de sites feita pela DIVIA Marketing Digital. 

Somos especialistas em SEO e já prestamos o serviço de Consultoria de SEO para diversas empresas em segmentos variados. Com 15 anos de experiência, somos pioneiros nesta técnica de colocar sites nas primeiras posições da pesquisa do Google. Veja alguns cases de sucesso de marketing digital.

Vale ressaltar que no momento que você contrata uma consultoria de SEO, você está delegando uma tarefa que provavelmente não é de sua especialidade ou do seu time.  Além do mais, as pequenas e médias empresas grande parte das vezes não possuem um time de marketing. Sendo responsável o próprio dono, ou alguém contratado que não tem competência para criar um projeto de SEO. Outra questão importante é que terceirizar pode desafogar você ou sua equipe para tarefas de suma importância, como vendas, atendimento ao cliente e logística.

Abaixo os tópicos sobre consultoria de SEO que veremos neste post:

1. O que é consultoria em SEO?

2. Análise Técnica da Consultoria de SEO

3. Etapas da Consultoria de SEO 

4. Como Funciona a Consultoria em SEO?

5. Conclusão sobre Consultoria de SEO

Agora vamos descobrir na prática o que é e como funciona uma consultoria de SEO.

1. O que é consultoria de SEO?

A consultoria de SEO aqui na DIVIA Marketing Digital é um serviço que prestamos para aumentar o rankeamento dos sites dos nossos clientes. Hoje em dia há milhares de empresas que criam suas estruturas online sem ao menos planejar a sua estratégia de marketing para os mecanismos de busca.

Aqui na DIVIA Marketing Digital, faz 15 anos que trabalhamos com consultoria de SEO. Alguns dos principais negócios estão na primeira página do Google após a nossa consultoria. Na prática, nossa consultoria de SEO serve para diagnosticar uma série de fatores que contribuem para o seu negócio aparecer nos mecanismos de busca.

O Google, ao longo dos anos, criou uma lista de indicadores que se seguidos fielmente pode te destacar dos milhares de concorrentes que sequer sabem o que é SEO ou Search Engine Optimization → Otimização para os mecanismos de busca. 

2. Análise Técnica da Consultoria de SEO

Neste etapa de análise técnica do SEO do site da sua empresa nosso time de consultores de SEO vai olhar para toda a sua estrutura online em busca de oportunidades de melhorias. Iremos analisar o seu público, palavras chaves, conteúdo, concorrentes, estrutura do seu site e servidores. 

Com esta análise fundamental, é possível ter um diagnóstico em mãos e tomar decisões estratégicas enquanto você foca em outras áreas importantes do seu negócio. 

A consultoria de SEO se trata disso, de investigar e de apresentar os melhores caminhos para atingir seu objetivo, que é sempre definido em uma reunião de briefing, onde lhe faremos perguntas para chegarmos ao nosso objetivo, nossa meta dentro da consultoria de SEO. Ou seja, a consultoria de SEO pode te ajudar a atingir resultados diferentes. Cada caso é um caso e tudo isso é discutido na primeira reunião. 

3. Etapas da Consultoria de SEO 

Agora vamos conhecer as etapas da consultoria de SEO. Colocando a mão na massa com a consultoria de SEO na prática! Feito a primeira reunião de briefing e a análise geral da presença do seu negócio na internet, começa de fato os trabalhos. É aqui que implementamos o plano de ação que foi apresentado e aprovado com você, dono do negócio. Geralmente esta reunião inclui além do proprietário do negócio, alguém do setor de TI, para questões de otimização de servidores, por exemplo, e também o responsável pela administração de conteúdo do site, onde o principal trabalho é feito. Agora que você já tem o conceito geral, vamos falar um pouco mais sobre cada etapa. 

Análise de SEO

Entendimento do negócio do cliente e análise do trabalho atual de site e otimização de SEO. Nossa consultoria de SEO vai indicar o que já foi feito e quais os pontos a serem melhorados na otimização de SEO do site da sua empresa.

SEO Concorrentes

Analisar o posicionamento digital dos seus concorrentes e estratégias de SEO utilizadas, vai nos ajudar a identificar as melhores oportunidades de otimização de SEO, analisando volume de buscas X concorrência.

Mapeamento de Palavras-chaves

A etapa de mapeamento de palavras-chave é muito importante para uma estratégia de SEO de sucesso, pois é a etapa em que vamos listar e ranquear as palavras-chave em ordem de importância estratégica para sua empresa. Pensar as palavras-chaves mais importantes para indexarmos as páginas do site da sua empresa.

Planejamento de SEO

Após análise técnica da otimização de SEO e dos seus concorrentes, a nossa consultoria de SEO vai definir a lista de palavras-chaves a serem trabalhadas em cada página do site, incluindo melhorias nos conteúdos, sugestão de novos conteúdos, como posts de blog específicos, e até mesmo criação de novas páginas dentro do site.

Webwriting para SEO

A nossa consultoria de SEO vai analisar todos os conteúdos da sua página ou site e vamos adequar os conteúdos utilizando estratégias de webwriting para SEO. Nossa consultoria de SEO faz um treinamento específico de como escrever os conteúdos pensando em SEO.

Link Building

A nossa consultoria também vai explicar detalhadamente a importância do link building e quais as melhores estratégias a serem implementadas de link building para sua empresa através da nossa consultoria de SEO.

4. Como funciona a consultoria em SEO

A nossa consultoria de SEO funciona através de processos bem definidos, como as etapas da consultoria de SEO.

Diagnóstico de SEO do Site 

Uma das etapas mais importantes é olhar para a estrutura do site. Nas diretrizes do google, existem mais de 200 itens que podem ser analisados em um site. E na consultoria de SEO, nós utilizamos um checklist para bater ponto a ponto se o seu site pode ser melhorado ou não. 

Além disso, também focamos em otimizar seu servidor, pois ele é o responsável, em parte, pela velocidade de carregamento das páginas. Um item que não pode ser deixado para trás em uma consultoria de SEO. Algumas das análises envolvem, estrutura de tag, titles, metadados, estrutura de páginas entre outros. 

Público-alvo e Palavras-Chaves na Consultoria de SEO

Neste momento, fazemos o BABÁ do marketing digital. Entender quem é o público, o que ele está procurando, quais são as palavras chaves relevantes, previsões de busca e históricos. Aqui é o momento de identificar quanto o seu site está posicionado em termos de conteúdo e palavra chave para o seu público alvo. Porque de nada adiante ele pesquisar loja de estofados em Porto Alegre e você não aparecer no google. Embora você tenha um site. É normal acontecer com as empresas iniciantes. Mas é para isso que a consultoria de SEO serve. Para fazer todo este trabalho de pesquisa e encontrar quais são as falhas e oportunidades de SEO. 

Uma das maneiras de ver se há busca pela palavra chave que representa o seu negócio, o volume de pesquisas estimada por mês e palavras relacionadas e pertinentes é com o Planejador de Palavras Chaves do Google Ads. Além de ser gratuito, é uma ótima ferramenta para visualizar outras ideias de palavras chaves que irão se transformar em conteúdo de atração para seu site. 

A Consultoria de SEO e Análise de Concorrentes

Pense comigo, você não está sozinho no mercado. Há dezenas de milhares de empresas que já estão fazendo o seu dever de casa. 

Aqui entra nosso espião que irá vasculhar a estratégia do seu concorrente que está acima de você, no rank de resultados do Google. 

Pode ser que hoje quando você digita o seu serviço, apareça apenas os concorrentes. E isso é frustrante demais, não é?

Pois bem, com esse olhar de espião da consultoria de SEO identificamos qual a melhor estratégia seguir para pelo menos chegar na primeira página de resultados ou até ultrapassar o seu concorrente. 

Neste momento analisamos qual é o foco dos concorrentes, que tipo de conteúdo ele possui e se há conteúdo de atração, aquele que faz chamada para a ação, tanto para preencher um formulário de contato, quanto para entregar um material que se aprofunda no interesse do cliente. 

Plano de Ação e Otimização de SEO

Agora o "bixo pega". Conhece essa expressão? E não é à toa. Depois que fizemos toda a análise de concorrentes, do seu site, do público alvo, palavras chaves, juntamos tudo e extraímos os melhores insights deste material, partimos para o plano de ação. E com isso as otimizações. Mas aqui, você, empresário, tem duas opções. A primeira é pegar o nosso plano de ação e implementar nossas recomendações por conta própria. Pode levar mais tempo, quebrar a cabeça, faltar algumas coisas, mas você conseguirá, é claro. Mas do outro lado, você tem um time especializado para fazer cada milímetro de otimização de SEO. O melhor dos casos, sempre será o time que fizer a análise terminar o trabalho. É que nem obra. Se você contratar um time completo, eles irão analisar o terreno, criar o mapa e executar. Mas se esta obra for passada para outro time por qualquer causa, com certeza o resultado final não será o mesmo proposto lá no início. Dito isso, o melhor a fazer é deixar com que especialistas fazem isso para você. 

5. Conclusão da Consultoria de SEO

Contratar uma consultoria de SEO é a melhor opção de investimento em marketing digital. Isso porque com ela você garante que a sua empresa fique bem posicionada por anos nas primeiras posições de pesquisa do google ou outros mecanismos de busca. Entretanto, os resultados não são vistos da noite para o dia. 

A otimização de SEO não é uma ciência exata. Você precisa estar em constante ajuste em conteúdo, site e produção de material interessante para o seu público. E claro, sempre focando nas diretrizes do Google para alavancar seus resultados com o SEO. Entretanto, fazendo isso, você garante que em um futuro próximo, você seja a principal referência em conteúdo e atração para o meio online. Basta seguir a fórmula entregue na consultoria de SEO. E bem, se você tiver alguma dúvida sobre o nosso serviço ou quer solicitar um orçamento para sua empresa acesse nossa página de Consultoria de SEO. Nos vemos no próximo post blog! Até mais!

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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