Vendas Conversacionais: O que é e Como aplicar as Vendas Conversacionais

Vendas Conversacionais: O que é e Como aplicar as Vendas Conversacionais

Você já ouviu falar de vendas conversacionais? Sabe como aplicar Vendas conversacionais? O que é Vendas conversacionais? O que é comércio conversacional? Quais as ferramentas de vendas conversacionais? Como as Vendas conversacionais podem ajudar o meu negócio? Como é o atendimento das Vendas conversacionais? Quais são as principais estratégias de vendas conversacionais? Para você que deseja saber mais sobre Vendas conversacionais, acompanhe até o fim esse blog post. Reunimos as principais e mais relevantes informações sobre o assunto.

A pandemia do COVID-19 fez com que diversas empresas ao redor do mundo precisassem remodelar e reconstruir a sua estratégia de vendas e atendimento aos clientes, voltando as suas atenções para os principais canais de comunicação do meio digital, tais como WhatsApp Business e Facebook Messenger. A partir das características dessas ferramentas, o processo de vendas precisou se adaptar aos novos conceitos.

O formato tradicional de vendas precisou passar por uma nova reconstrução e, nos dias atuais, as vendas conversacionais estão cada vez mais populares e com maior importância no contexto digital. 

E a sua empresa? Já está aplicando os novos formatos de venda conversacional para o seu negócio? Para saber mais sobre esse assunto e ajudá-lo (a) a aplicar na sua empresa, reunimos os principais tópicos neste blog post. A seguir está a listagem deles. Veja:

1. O que são Vendas Conversacionais?

2. O que é Comércio Conversacional?

3. Como Aplicar Vendas Conversacionais?

4. WhatsApp Business e Vendas Conversacionais

5. Facebook Messenger e Vendas Conversaciones

6. Vender pelo WhatsApp a Grande Tendência

7. Conclusão

Pronto para saber mais sobre o que é e como aplicar Vendas Conversacionais na sua empresa? Então vamos lá!

1. O que são Vendas Conversacionais?

Com o advento da internet e o desenvolvimento das tecnologias para a web, novos formatos de venda se tornaram disponíveis para as empresas, ocasionando com que as mesmas desenvolvam ações e estratégias para impactar e interagir com novos clientes no ambiente digital. Outro fator também a ser destacado é que com a pandemia da COVID-19, foi necessário estabelecer a presença da sua marca no digital, cooperando para que a comunicação entre empresa e cliente fosse mais direta e fluída.

Como em qualquer processo de venda, a conversação é essencial para poder fechar negócio. A partir de uma conversa estruturada, é possível exibir as vantagens e/ou benefícios do seu produto ou serviço, direcionando o cliente para uma ação desejada. A partir do meio digital, a conversa para fechar um negócio e interagir com o cliente se faz cada vez mais presente através dos aplicativos de mensagens instantâneas, permitindo que a sua empresa possa se relacionar com clientes em diferentes localizações.

Nesse sentido, é necessário ter a compreensão que, no digital, as vendas conversacionais prezam que o cliente não necessita de deslocamento até a sua loja física, podendo interagir diretamente do seu smartphone, tornando esse meio como o principal canal de comunicação e de vendas.

2. O que é Comércio Conversacional?

A aplicação do termo comércio conversacional ou vendas conversacionais vem ganhando bastante destaque nos últimos tempos, sendo que durante os tempos de pandemia esteve em seu auge, visto que, é um conceito que dá maior foco para os aplicativos de mensagens instantâneas como seu principal canal de comunicação com o cliente durante todo o processo de compra.

O motivo pelo qual o comércio conversacional vem ganhando cada vez mais popularidade é a conveniência que esse conceito propõe. Para o cliente, fica fácil adquirir um produto ou contratar um serviço sem sair de casa. Para a empresa, traz diversos benefícios, como menor formalidade, capacidade de respostas rápidas, alta velocidade de comunicação, dentre outros.

3. Como Aplicar Vendas Conversacionais?

A compreensão desse novo conceito de vendas é uma oportunidade de ouro para a sua empresa, por isso, saber como aplicá-la de forma sistemática e reunindo as principais estratégias, pode render resultados efetivos e capacidade de maximizar as suas vendas no curto prazo.

Nesse sentido, a sua empresa precisa estar sempre atenta às oportunidades, como é o caso das vendas conversacionais no seu negócio digital. Para tal, o investimento na comunicação é um fator essencial, visto que, são novas formas de interação e, consequentemente, oportunidades de fechar negócio. Por isso, a utilização das redes sociais como ferramentas de atendimento que podem ser aplicadas para a sua estratégia.

Com o uso das redes sociais como ferramentas de atendimento, é possível tornar a comunicação com o seu cliente mais fluída e menos formal, visto que, tais aplicativos contém recursos como imagens, vídeos, GIFs e videochamadas. O intuito é proporcionar ao consumidor moderno rapidez, conveniência e autonomia, fazendo com que o seu negócio se destaque perante os concorrentes.

4. WhatsApp Business e Vendas Conversacionais

As vendas conversacionais vem se tornando um importante canal de comunicação utilizado por empresas ao redor do mundo, permitindo ao cliente entrar em contato diretamente com a empresa e receber um atendimento rápido, dinâmico e eficiente durante o seu processo de compra.

Nesse sentido, uma das principais ferramentas que são empresas nas vendas conversacionais é o WhatsApp Business. Ele é um aplicativo gratuito, disponível nas principais lojas de aplicativos e possui como público-alvo pequenas e médias empresas.

Com o WhatsApp Business é possível dar maior visibilidade e reconhecimento para o seu negócio, visto que, a ferramenta conta com cerca de 1,5 milhões de usuários ativos e permite maior facilidade na interação entre a sua empresa e o comprador, além de contar com diversas ferramentas para automatização e organização, como é o caso das respostas rápidas e previamente configuradas.

Também, o WhatsApp Business permite adicionar a localização da sua empresa, que se integra automaticamente com o Google Maps, mostrando rotas para chegar até você. Por fim, é possível adicionar imagens dos seus produtos e/ou serviços na funcionalidade de Catálogo. 

5. Facebook Messenger e Vendas Conversacionais

Para aquelas empresas que possuem produtos e/ou serviços digitais e que decidiram por empregar ferramentas para a sua estratégia de vendas conversacionais, o Facebook Messenger pode apresentar diversas vantagens e benefícios para o seu negócio. Pois, segundo dados da própria empresa, a ferramenta conta com mais de 1 milhão de usuários ativos. Além disso, mais da metade dos usuários vêem na possibilidade de encaminhar uma mensagem direta para a empresa, maior confiança e segurança para o fechamento de negócios.

Nesse sentido, algumas das principais características do Facebook Messenger que podem ser úteis para o seu contexto são:

Personalização de uma saudação de boas-vindas na primeira interação com o cliente no bate-papo

Personalização de mensagens instantâneas e automáticas para momentos de interação após o expediente, por exemplo

Respostas para perguntas mais frequentes dos seus clientes

A estratégia de vendas conversacionais vem ganhando cada vez maior destaque e popularidade, sendo empregadas por pequenas e médias empresas que desejam proporcionar aos seus clientes um feedback rápido, maior grau de personalização e escalabilidade para o seu negócio.

6. Vender pelo WhatsApp a Grande Tendência

O WhatsApp vem se tornando um aliado das pequenas e médias empresas, possibilitando realizadas vendas conversacionais e propiciando aos seus clientes maior conveniência, rapidez e eficiência no atendimento durante o seu processo de vendas. Com o WhatsApp, sua empresa pode melhorar a forma de interagir com os clientes e cooperando na iniciação do processo de vendas e intenção de compra.

Para obter os melhores resultados com o uso do WhatsApp para a sua estratégia de vendas conversacionais, separamos algumas dicas essenciais para o seu negócio. A primeira dica diz respeito a forma de interagir com o cliente. É preciso ter muito cuidado com as palavras, para não passar uma ideia de tom agressivo ou pressão. Adote uma linguagem simples e natural, fugindo de respostas “robotizadas”, prezando pela humanização durante o atendimento. 

Além disso, não deixe de empregar o uso de emoticons, possibilitando dar maior emoção aos textos, todavia, é preciso estar atento para não extrapolar no seu uso. Por fim, sempre apresenta a possibilidade de ter contato com uma pessoa, seja por ligação na ferramenta ou por áudio ou por física à sua loja física, o importante é buscar construir vínculos sólidos e de confiança com os seus clientes. 

7. Conclusão

Estamos chegando ao final do blog post Vendas conversacionais: o que é e como aplicar. Reunimos as principais informações sobre o assunto, abordando tópicos relevantes como: O que são Vendas conversacionais, o que é comércio conversacional, como aplicar Vendas conversacionais, WhatsApp Business e Vendas conversacionais, Facebook Messenger e Vendas conversacionais e vender pelo WhatsApp a grande tendência. Esperamos que esse conteúdo faça sentido e seja relevante para o seu negócio, com a explicação de conceitos e dicas apresentadas. Acompanhe o nosso blog com postagens frequentes sobre conteúdos de marketing digital, tecnologia e inovação.

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

AWS
Bing ADS
Facebook Ads
Google Ads
Google Analytcs
Google Partner
Google Search Console
Linkedin Ads
Power BI
Waze Ads
RD Station Partners
TikTok Ads
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp