O que é Otimização de Conversão (CRO)?  O que é, como funciona e quais são as etapas da otimização de conversão (CRO)?

O que é Otimização de Conversão (CRO)? O que é, como funciona e quais são as etapas da otimização de conversão (CRO)?

Você sabe o que é otimização de conversão (CRO)? Sabe o significado da sigla CRO? Você sabe como funciona a otimização de conversão (CRO)? Já ouviu falar nas etapas da otimização de conversão (CRO)? Vamos falar tudo que você precisa saber sobre otimização de conversão (CRO) neste blog post, explicando como funciona e quais são as etapas da otimização de conversão (CRO). Se você quer profissionalizar a sua estratégia de conversão e marketing digital, você está no lugar certo. Neste post blog vamos te mostrar o que é a otimização de conversão (CRO). E você irá entender como funciona e quais são as etapas da otimização de conversão. Aqui na DIVIA Marketing Digital você sempre vai encontrar os melhores conteúdos sobre marketing digital!

Se você quer otimizar a sua estratégia de conversão, você está no lugar certo. Neste post blog vamos te mostrar o que é a otimização de conversão (CRO) e a importância da otimização de conversão (CRO) para o seu negócio. Vai aprender que é otimização de conversão (CRO) e você irá entender como funciona e quais são as etapas da otimização de conversão (CRO). Aqui na DIVIA Marketing Digital você sempre vai encontrar os melhores conteúdos sobre marketing digital! Então fica com a gente para entender tudo sobre otimização de conversão (CRO). Veja os tópicos sobre otimização de conversão (CRO) que vamos tratar neste blog post: 

1. O que é a Otimização de Conversão (CRO)?

2. Como Funciona a Otimização de Conversão (CRO)

3. Etapas da Otimização de Conversão (CRO)

4. Como Fazer Otimização de (CRO)

5. Resumo sobre Otimização de Conversão (CRO)

Pronto para saber o que é otimização de conversão (CRO), como funciona e suas etapas? Então vamos aprender mais sobre otimização de conversão (CRO) com a DIVIA Marketing Digital. 

1. O que é a Otimização de Conversão (CRO)?

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization que significa na tradução literal Otimização da Taxa de Conversão. Otimização de conversão (CRO) são as estratégias aplicadas continuamente para melhorar a taxa de conversão da sua página, landing page ou campanhas.

Todo o profissional de marketing digital precisa entender sobre como otimizar a conversão dos seus canais de marketing. Mas o que significa exatamente? E qual o benefício para a minha empresa? Bem, se hoje você possui um site com centenas de acesso, talvez milhares, você pode estar com dúvidas se eles estão indo bem ou não. Só que não sabe por onde começar. Entender o que é a otimização de conversão (CRO) é o primeiro passo para tomar boas decisões de marketing digital.

Primeiramente, a conversão é toda a ação que o seu possível cliente toma dentro do seu site. Eleger as principais conversões (objetivos e metas) dentro do seu site é muito importante. Veja alguns exemplos de conversão:

Solicitar um orçamento

Preencher um formulário de contato

Solicitar uma ligação

Entrar em contato pelo whatsapp 

Baixar um ebook

Fazer um cadastro de newsletter

E assim por diante.

Então agora que você já sabe o que é conversão, já deve ter identificado quais são os pontos de conversão que você possui no seu site ou landing page. Agora, nós vamos responder: o que é otimização de conversão (CRO)? Otimização de conversão (CRO) são estratégias aplicadas para melhorar a taxa de conversão. CRO é a sigla para "Conversion Rate Optimization", que, em português, significa Otimização de Conversão, ou na tradução literal "Otimização da Taxa de Conversão". A otimização de conversão (CRO) é o conjunto de estratégias para melhorar a taxa de conversão de uma determinada página, para gerar mais conversões com o mesmo tráfego (número de visitantes). Ou seja, é uma estratégia para aumentar as conversões sem precisar aumentar investimentos em tráfego pago.

Acesse nossa página de serviço para saber mais sobre otimização de conversão (CRO) 

2. Como Funciona a Otimização de Conversão (CRO)

A otimização de conversão (CRO) ou Conversion Rate Optimization, serve para otimizar a performance das suas páginas, extraindo o melhor resultado possível das suas páginas de destino, seja um site ou uma landing page, por exemplo. A otimização de conversão (CRO) é uma importante estratégia de marketing digital para melhorar a sua performance de marketing digital e para atingir os objetivos de marketing da sua empresa. A DIVIA Marketing Digital é uma agência especializada em otimização de conversão (CRO) utilizando o expertise de uma equipe de especialistas com mais de 15 anos de marketing digital e um conjunto de ações para atingir o melhor resultado possível de clientes dentre os visitantes que você já tem dentro do seu site.

Já imaginou aumentar o volume de leads sem precisar aumentar sua verba de marketing? É justamente para isso que serve a otimização de conversão (CRO). A otimização de conversão (CRO) melhora as taxas de conversão das suas campanhas de tráfego pago e marketing digital. A otimização de conversão (CRO) funciona da seguinte maneira: nosso time irá analisar e testar mudanças de layout, novas chamadas para ação (CTA's), novos banners, novas ferramentas de conversão e demais alterações que possam melhorar a sua taxa de conversão. Veja como a Otimização de Conversão (CRO) pode ajudar nos seus objetivos de negócios.

O que é taxa de conversão?

Entender a taxa de conversão de uma página é muito importante para compreender a importância da Otimização de Conversão (CRO). Para isso, é preciso antes entender o que é conversão. Geralmente consideramos "conversão" quando o usuário cumpre uma meta desejada dentro de uma página. Por exemplo, preencher um formulário de orçamento, clique para ligar ou falar por WhatsApp. Se o objetivo é gerar contatos, a conversão se dá sempre que um usuário entra em contato com a empresa fornecendo os seus dados (ou seja, vira um "lead"). Supondo que sua página receba 100 visitas e tenha 15 conversões, a sua taxa de conversão é de 15%. É bem simples, basta dividir o número total de conversões pelo número total de visitas, para chegar ao indicador "taxa de conversão" da sua página. A taxa de conversão também pode ser calculada em diferentes etapas do funil, por exemplo: visitantes para leads, leads para oportunidades/propostas e oportunidades/proposta para fechamentos/novos negócios.

Exemplo de taxa de conversão:

Se você recebe todo mês 5.000 visitas na sua página e destas, 400 pessoas baixam o seu ebook digital…

A sua taxa de conversão é esta:

400 / 5000 = 0,08 * 100 = 8%

Se dessas 5000 mil visitas no site gera 1345 formulários de contato preenchidos…

Então a sua taxa de conversão é:

1345 / 5000 = 0,269 * 100 = 26,9%

Estes números são bons ou ruins? Não há uma resposta certa. Só você pode dizer isso…. O certo é você acompanhar periodicamente estas métricas. Por que? Quando você metrifica você tem dados e dados é o poder da tomada de decisão. Otimizar as conversões é algo do tipo "se hoje eu tenho uma taxa de conversão de 6% o que eu posso fazer para aumentá-la para 10%? Além disso, se você acompanha as suas conversões, se ela cair para 4%, você tem parâmetros para dizer que algo está errado. Viu como é fácil? O ideal é você ter uma planilha de acompanhamento ou algum software que registre todas as conversões. Logo você consegue fazer a otimização de conversão CRO.

3. Etapas da Otimização de Conversão (CRO)

As etapas da otimização de conversão (CRO) são: análise dos indicadores de performance do site (visitas, taxa de rejeição, atual taxa de conversão, etc); desenvolvimento de hipóteses a partir dos indicadores coletados (criar novos banners e CTA's); realização de testes (mudar cores de botões e adicionar ferramenta de WhatsApp) e mensuração de resultados (métricas e monitoramento para melhoria contínua). Essas são as etapas da otimização de conversão (CRO).

4. Como Fazer Otimização de Conversão (CRO)?

Para fazer a otimização de conversão (CRO) você precisa seguir as etapas vistas no tópico anterior. Aqui estão os passos básicos para você iniciar o processo de otimização (CRO). 

4.1. Conheça seu público

Pode parecer óbvio dizer "conheça o seu público". Mas você tem noção profunda sobre os problemas que enfrentam? Você já fez uma pesquisa avançada sobre a vida deles? Esse é o primeiro passo. É a partir da segmentação correta que você vai produzir o conteúdo certo para eles. Entretanto, se você vende carros de luxo, mas fala com quem quer comprar lanchas, qual é o sentido? A otimização de conversão neste caso vem de acertar o público da sua comunicação. Se você estiver fazendo campanhas para o google ads ou facebook ads, a otimização da conversão CRO será trocar o público. Por exemplo, sua campanha atual está com 3% de conversão. E você está anunciando para mulher de até 30 anos. Com a otimização de conversão pelo público, simplesmente alterando a idade de 30 para 45 anos, pode fazer com que a sua taxa de conversão seja de 7, talvez 10%. Isso é verdade! Otimize sua conversão através do público e veja seus números caindo ou subindo. 

4.2. Otimize o seu conteúdo

Como falamos, o tipo de público vai ditar o seu conteúdo. E a segunda maneira de otimizar as conversões é alterando o conteúdo. Conteúdo relevante e original sempre será REI. Conteúdo de qualidade gera resultados, fidelização e autoridade.Mas o que é o seu conteúdo e como ela trabalha com as conversões. Pensa no seguinte, a internet é uma área de aprendizagem, descoberta e um local onde as pessoas são influenciadas por aquilo que leem e assistem. Olha por este ponto de vista, se você apenas pedir algo das pessoas sem dar nada em troca você provavelmente não irá receber nada. Então sempre tenha algo para dar ao público antes de pedir uma conversão. Por que? Ué, as pessoas não irão dar suas informações de contato de graça. Por exemplo, uma das maneiras populares de conseguir conversões e gerar leads é através da entrega de um ebook digital. Um ebook que eduque seus possíveis clientes sobre seus produtos. Então na sua campanha de conversão para baixar o ebook, você está com uma taxa de conversão de 2% na primeira semana. 

O que você faz para otimizar a conversão (CRO)?

Você pode trocar a peça de conteúdo que é o chamariz para a sua página de download. A troca pode ser do texto do anúncio. A imagem, ou o vídeo...o botão de chamada, o título da sua página de download e assim por diante. Neste aspecto , tudo é válido.  Mas faça uma otimização de conversão por vez. Caso contrário você pode não saber o que aumentou ou diminuiu a sua taxa de conversão. 

4.3. Remarketing para otimização de conversão (CRO)

Utilize o remarketing na sua estratégia de otimização de conversão (CRO). Remarketing é uma excelente ferramenta para otimizar as conversões. O fato é que muitas vezes o custo de conversão pelo remaketing é menor do que em campanhas para público frio, que nunca te viu. Na prática é o seguinte, você está com uma campanha de Facebook Ads para gerar conversões na sua landing page. E toda a vez que uma pessoa acessou esta página, o pixel do facebook coloca uma etiqueta no usuário. A medida que você cria uma nova campanha para impactar pela segunda vez essas pessoas, a tendência é que as taxas de conversão sejam maiores pois o usuário já está mais ciente da sua presença e solução. Então se a taxa de conversão da sua página de conversão estava em 3% apenas com uma campanha de Facebook Ads. Com otimização de conversão pelo remarketing, é possível levar a taxa para 5, 7, 10+%.  A verdade é que não há uma porcentagem de conversão que podemos afirmar. Porque não é uma ciência exata.

Teste A/B para otimização da conversão (CRO)

Testes A/B já foram mencionados aqui. Nada mais é do que isolar uma variável por vez, alterá-la e testá-la durante um período de tempo. Após isso, tabular esses dados para saber se a mudança de título, ou a mudança do vídeo de chamada ou a cor do botão fez sentido ou não. Mensuração de dados é a chave para a otimização de conversão (CRO). De nada vai adiantar se você aplicar todas essas recomendações na sua estratégia se você não tiver tabulado em uma planilha estes dados. A chave é novamente, medir. Quanto mais dados disponíveis para analisar, mais fácil será para você a tomada de decisão e otimizar as conversões. Se você não sabe por onde começar ou precisa de um método novo de mensuração de dados, talvez conhecer mais o Microsoft Power BI seja a solução. 

5. Resumo sobre Otimização de Conversão (CRO)

Otimizar conversões é muito importante para aumentar os resultados da sua empresa. Vimos neste post blog uma série de maneiras que você pode aplicar na sua estratégia para otimizar as conversões.  Aplique a otimização de conversões (CRO) no seu negócio e veja os resultados. Se você tiver alguma dúvida sobre otimização de conversão (CRO) ou queira nossa ajuda para aplicar esta estratégia no seu negócio, entre em contato conosco e solicite um orçamento para otimização de conversões (CRO). Estamos preparados para atendê-lo! Nos vemos em breve!

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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