Marketing Digital para Concessionárias de Veículos: As Melhores Estratégias de Marketing Digital para Concessionárias

Marketing Digital para Concessionárias de Veículos: As Melhores Estratégias de Marketing Digital para Concessionárias

Seja bem vindo a mais um post da DIVIA Marketing Digital. Hoje vamos ver em detalhes como funciona o marketing digital para concessionárias de veículos. Aqui é o lugar certo para você encontrar as melhores estratégias de marketing digital de performance. Marketing Digital para Concessionárias de Veículos: As Melhores Estratégias de Marketing Digital para Concessionárias.

Veja abaixo os tópicos que iremos abordar no post de hoje. 

1. O Que é Marketing Automotivo?

2. Como Atrair Clientes para Concessionárias?

3. Como Fazer Marketing Digital para sua Loja de Veículos

4. Principais Estratégias de Marketing Digital para Concessionárias de Veículos

5. Site de Alta Performance para Concessionárias

6. Otimização de SEO para Concessionárias

7. Campanhas de Google Ads para Concessionárias

8. Campanhas de Facebook Ads para Concessionárias

Feito a devida introdução, vamos para o primeiro tópico. 

1. O Que é Marketing Automotivo?

A resposta para esta pergunta deve estar sempre na ponta da língua. Já que o seu negócio depende da realização de um bom marketing. Porém, vamos nos focar aqui sobre o marketing digital automotivo. Ou seja, marketing digital automotivo, se trata de lidar com o mix de marketing no canal digital. E há muitas maneiras de fazer marketing digital para concessionárias. Marketing é a ciência de entender e atender as necessidades de consumo por meio de produtos e serviços. Mas para que essa atividade aconteça, você deve ter em mente o comportamento do consumidor, para aí sim criar estratégias que façam sentido para o seu público. Vamos dar uma olhada em boas práticas de atração que as concessionárias podem fazer com o marketing digital. 

2. Como Atrair Clientes para Concessionárias?

Há duas maneiras gerais de atrair clientes para a sua concessionária. Por meio de incentivo direto. E por meio de conveniência. Essas duas maneiras não são conceitos teóricos. Na verdade, foram inventados agora para demonstrar como acontece o processo de compra e como isso se aplica às estratégias que veremos a seguir. 

I) Marketing por meio de incentivo direto: 

Aqui você coloca a sua comunicação na frente do cliente em momentos pré definidos em canais específicos. Isso pode ser um banner enquanto ele navega no site de notícias. Anúncio em vídeo no youtube de demonstração do seu carro de lançamentos. Ou um stories no instagram enquanto ele está navegando e vendo as novidades dos amigos. 

A estratégia de incentivo direto é quando você força o consumidor a ver a sua comunicação. 

II) Marketing por meio de conveniência:

Aqui, você aparece quando a intenção do seu possível cliente está fazendo uma pesquisa relacionada a concessionárias ou pesquisa de modelos de carros. Por exemplo, por conveniência quando alguém pesquisa por uma palavra-chave relavante para o seu negócio, como por exemplo "concessionária" + o "nome da sua cidade".  E por um acaso a sua concessionária aparece em primeiro lugar no Google. Vamos seguir com o próximo tópico.

3. Como Fazer Marketing Digital para sua Loja de Veículos

Para fazer marketing digital para a sua concessionária você vai precisar de alguns elementos… O primeiro. Um site. Um site para levar as pessoas que estão em processo de decisão para ajudá-las a tomar uma decisão. Porém só um site, não basta. Ele precisa estar otimizado. Vamos falar disso em breve. O segundo elemento é tráfego. Ou seja, de nada adianta ter uma linda loja no deserto. Ninguém irá vê-la. E aqui vem a criação de anúncios por meio estímulo direto ou por conveniência. Em termos práticos significa colocar os anúncios no Facebook Ads e Google Ads para levar esse público até o seu site. Vamos ver em detalhes um pouco de cada ação…

4. Principais Estratégias de Marketing Digital para Concessionárias de Veículos

Não tem como fugir do Facebook e Google. O fato é que nossas vidas digitais giram em torno dessas 2 empresas, majoritariamente. Se algum dia alguém lhe oferecer ajudar no marketing digital da sua concessionária mas não falar de Site ou  landing page otimizada e campanhas no Google ads e Facebook Ads, esqueça. Você irá rasgar dinheiro e não vai trazer resultados...  Como eu tenho certeza disso? A DIVIA Marketing Digital já trabalha há 15 anos no desenvolvimento de estratégias digitais e trabalhamos com um extenso portfólio de concessionárias. Sabemos de olhos fechados o que dá certo e o que não dá. Agora que você já sabe o mínimo que podem lhe oferecer em termos de táticas de marketing digital, vamos nos aprofundar em 4 delas. 

5. Site de Alta Performance para Concessionárias

Como falei mais cedo, o primeiro passo para estar no digital é ter um site. Porém há sites e sites de alta performance. Vamos nos concentrar na característica deste último. Porque eles podem ajudar muito a sua empresa a estar a um clique de distância dos potenciais clientes. Não tem como entrar em detalhes de todas as especificações de um site de alta performance. Mas em geral, ele tem que funcionar bem tanto no desktop quanto no tablet e mobile. Deve suportar todos os tipos de navegadores. Deve ser configurado para aparecer nos mecanismos de busca como Google, Bing E Yahoo. Deve ter call to actions e formulários espalhados no topo e rodapé do site. Além disso, você deve ter dentro do site, o que chamamos de landing pages. Landing pages são diferentes de site, porque em geral elas são feitas para apresentar apenas um veículo. É uma página dedicada para vender ou gerar um contato de interesse, específico para um carro. E você pode ter várias landing pages, para carros e promoções diferentes. Geralmente as landing pages são utilizadas para receber o tráfego pago do Facebook Ads e Google Ads. Vamos ver a próxima estratégia de marketing digital para concessionárias.

6. Otimização de SEO para Concessionárias

Já imaginou como é receber novos leads e clientes sem investir 1 real? Isso é possível para aqueles que investem em SEO. "Mas como assim? Você acabou de me dizer como seria receber novos leads e clientes sem investir 1 real!". Bem, isso é verdade. Mas para chegar neste nível, você precisará investir, sim! E está tudo bem. Eu te explico. SEO é uma estratégia que faz com que o seu site, e cada página dele apareça no Google. E mais do que isso. Faz com que páginas específicas apareçam na busca orgânica. Isso é feito através de otimização on page e off page. Para fazer um SEO que lhe traga resultado, deve-se apostar na criação de conteúdo, pesquisa e organização de palavras chaves e termos mais buscados  no seu mercado. E com base nisso o seu site é construído. Ter um site feito com base no SEO é apostar na longevidade do seu negócio digital. Faça SEO e você estará para sempre nas buscas orgânicas. Porém, não é só fazer uma vez e pronto. Deve estar sempre de olho nas atualizações do algoritmo do Google sobre as novas práticas de SEO. Vamos para o próximo tópico. 

7. Campanhas de Google Ads para Concessionárias

Google Ads para Concessionárias significa comprar palavras chaves para o seu negócio.  Simples assim. Porém há ressalvas, claro… Todo mundo já fez uma pesquisa no Google. Seja buscando o horário de algum restaurante ou até mesmo vendo indicações de lojas de roupas e profissionais para algum tipo de serviço. Mas o que muitos não sabem é que os primeiros resultados são anúncios pagos. Ou seja, as primeiras empresas no resultado da busca, pagam para estar ali. São exatamente os anúncios do Google Ads, que aparecem no topo da primeira página do Google. Diferente de anúncios no Facebook e Instagram, a publicidade no Google Ads acontece no momento que pessoas estão procurando pelos produtos ou serviços da sua empresa. Isto é o grande diferencial da ferramenta de publicidade do Google Ads, porque geralmente estas pessoas estão mais propensas a entrar em contato com a sua empresa, solicitando informações e possivelmente fechando negócios. Então se você tem Google Ads para Concessionárias, você está aumentando a probabilidade de aparecer no momento que o seu possível cliente está procurando por carros. Fazer Google Ads para concessionárias é aparecer com conveniência, como já falamos anteriormente. Agora, vamos falar sobre aparecer com incentivo direto. 

8. Campanhas de Facebook Ads para Concessionárias

Facebook Ads é ótimo para geração de contatos que podem no futuro se tornar uma venda. Se você tem uma equipe de vendas para tratar com cada lead, o Facebook pode te ajudar. Além disso, com o Face Ads, fica muito fácil fazer divulgações de marca. Fazer anúncios no facebook é fácil e também pode lhe dar a temperatura do mercado muito mais rápido do que o Google Ads, em algumas condições. No Facebook Ads para concessionárias você consegue fazer os seguintes tipos de campanhas: 

Campanha de distribuição de vídeos

Campanha de vendas direta

Campanha de geração de leads

Campanha de distribuição de conteúdo

9. Conclusão

Unindo todas estas estratégias, o marketing digital da concessionária será potencializado e as vendas acontecerão. Já repetimos esse processo milhares de vezes com empresas de todos os cantos do Brasil. Se você quer saber mais como aplicar cada uma dessas etapas no seu negócio, entre em contato conosco. Este foi mais um post aqui da DIVIA Marketing Digital. Espero ter ajudado e elucidado as possibilidades que você têm no digital. Um abraço e até a próxima. 

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