Marketing Digital Automotivo: Como Fazer, Estratégias e Dicas de Marketing Digital Automotivo
Marketing Digital Automotivo. Você sabe o que é marketing digital automotivo? Como fazer marketing digital automotivo? Quais as melhores estratégias de marketing digital automotivo? Quer receber dicas de marketing digital automotivo? Conhecer os principais canais para fazer marketing digital automotivo? Quer fazer marketing de performance para o segmento automotivo? Como utilizar o Facebook Ads, Google Ads e a Otimização de SEO no marketing automotivo? Que saber por que usar o marketing digital automotivo? Aprender a fazer um planejamento de marketing digital automotivo? As vantagens e benefícios do marketing digital automotivo? As melhores estratégias de marketing digital automotivo para geração de leads e para aumentar a venda de carros na sua concessionária de veículos estão aqui neste blog post sobre marketing digital automotivo. Tudo que você precisa saber para investir em marketing digital automotivo. Vantagens e benefícios do marketing digital automotivo, principais objetivos do marketing digital automotivo e as estratégias recomendadas de marketing digital automotivo para atingir os objetivos de marketing da sua concessionária de veículos. O guia definitivo do marketing digital automotivo você encontra aqui. Tudo que você precisa saber sobre marketing digital automotivo para levar a sua concessionária para o próximo nível em geração de leads e aumento de vendas de carros. Vamos ver os tópicos sobre marketing digital automotivo que veremos neste blog post:
1. O que é Marketing Digital Automotivo?
2. Marketing Digital para o Segmento Automotivo
3. Importância do Marketing Digital para o Mercado Automotivo
4. Como Fazer Marketing Digital Automotivo?
5. Estratégias de Marketing Digital Automotivo
6. Principais Canais para Fazer Marketing Digital Automotivo
7. Marketing Digital Automotivo de Performance: Facebook Ads, Google Ads e SEO
8. Por que usar Marketing Digital Automotivo?
9. Planejamento de Marketing Digital Automotivo
10. Marketing Digital Automotivo para Geração de Leads
11. Marketing Digital Automotivo para Aumentar Vendas
12. Por que Investir em Marketing Digital Automotivo?
13. Quanto Custa Investir em Marketing Digital Automotivo?
14. Benefícios do Marketing Digital Automotivo
15. Vantagens do Marketing Digital Automotivo
16. Objetivos do Marketing Digital Automotivo: Vender Carros
17. Conclusão
Pronto para saber tudo sobre marketing digital automotivo? Então vamos lá!
1. O que é Marketing Digital Automotivo?
O marketing digital automotivo é uma série de atividades que um revendedor ou uma concessionária podem realizar em um ambiente digital para criar, melhorar e otimizar relacionamentos com consumidores, criando assim novas oportunidades de negócios automotivos.
2. Marketing Digital para o Segmento Automotivo
Com a disseminação da internet e dos smartphones, o digital também ganhou espaço no processo de compras. Logo, os consumidores começaram a ter acesso a um vasto número de informações, opiniões de usuários e críticas técnicas – em vários formatos, de textos na Internet a vídeos em 360° analisando um carro.
De acordo com um estudo da Cox Automotive, os compradores de carros, novos e usados, passam 60% do tempo pesquisando online. A competição para ganhar atenção na internet está cada segundo mais intensa, à medida que os revendedores começam a acompanhar novos cenários. Portanto, o marketing digital automotivo se tornou uma obrigação para as lojas de automóveis.
Desenvolver uma estratégia de marketing digital para concessionárias significa gerenciar canais como:
• Showroom digital;
• E-mail marketing;
• Redes sociais;
• Aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram;
• Chats;
• Produção de conteúdo;
• Publicidade paga.
Isso não significa que todos eles devem ser incluídos em sua estratégia. Com base nos hábitos e preferências do público que você deseja atingir, você escolhe os canais digitais que mais fazem sentido. Já sabemos que as decisões do cliente acontecem em um ambiente digital e não faz sentido querer conquistar o ambiente digital sem desenvolver uma estratégia.
3. Importância do Marketing Digital para o Mercado Automotivo
O comportamento do consumidor não é mais o mesmo, as montadoras e concessionárias estão cada vez mais digitais e novas formas de serviços como veículos por assinatura entraram no mercado. Todas essas mudanças são possibilitadas pela internet. Por isso é tão importante atualizar a visão de negócios e entender o que é possível com a transformação digital. Afinal, a competição pela atenção dos consumidores e o número de concorrentes está sempre aumentando.
O Brasil é o país com o maior índice de pesquisa online antes da compra. De acordo com o relatório de 2021 do Global Web Index, 74,6% dos compradores brasileiros buscam informações sobre o produto online antes de fechar um negócio.
4. Como Fazer Marketing Digital Automotivo?
Quando falamos de marketing digital automotivo, estamos falando de um cenário competitivo e em evolução. Para ficar à frente, você precisa de uma boa tática, experiência técnica, instrumentos que funcionem e ajuda capacitada.
Por mais desafiador que pareça, usar uma estratégia de marketing digital automotivo é, na verdade, uma grande oportunidade para as concessionárias fortalecerem sua marca e aumentarem suas oportunidades de negócios. Afinal, o marketing não é mais uma aposta mas o melhor caminho para quem quer se destacar no mercado.
5. Estratégias de Marketing Digital Automotivo
5.1. CRM automotivo
O primeiro passo para executar uma boa estratégia de marketing digital é ter um CRM (Customer Relationship Management) - tecnologia e aos processos que uma organização usa para gerenciar seus contatos, tanto externos quanto internos - específico para as regras de negócio da sua empresa, que por sua vez é um CRM automotivo. Isso é importante porque ajudará seu revendedor a gerenciar os leads e contatos adquiridos, organizar sua estrutura.
5.2. Inbound Marketing
Inbound marketing ou marketing de atração é um conceito muito usado no mundo do marketing. É uma estratégia para fazer com que os usuários se interessem por você e seus produtos por meio de seu conteúdo. Essa estratégia, ao invés do marketing tradicional, resulta em um relacionamento com o cliente completamente diferente.
O usuário não se sente pressionado, mas sim que você é um especialista no assunto e está tentando ajudá-lo. Boas estratégias de inbound marketing criam relacionamentos de confiança, que aumentam suas oportunidades de vendas.
5.3. Conheça seu público
Pesquise seu público e quais são as suas preferências para saber como alcançá-lo. Isso ajudará em todas as etapas do marketing automotivo.
5.4. Trabalhe com um banco de dados
Aqui novamente, o CRM é o seu melhor aliado, com dados específicos você consegue entender com que frequência seus clientes trocam de carro, fazem revisões, atualizam frotas e algumas outras coisas.
5.5. Use redes sociais
As redes sociais são um canal de comunicação direto com o seu público. É essencial ter um plano claro sobre como se comunicar, o que publicar e quando. Responder a perguntas, incentivar a comunicação e interagir é outro ponto importante.
5.6. Automatize seus processos
Reduzir o trabalho manual é importante para garantir que não ocorram erros.
Quanto mais atividades você puder automatizar, mais trabalho o computador fará e menos erros serão contabilizados.
5.7. Faça campanhas de e-mail marketing
O e-mail continua sendo a forma de comunicação mais econômica no marketing digital. É uma parte fundamental de muitas estratégias e que, quando usado corretamente, pode atrair, re-engajar, alimentar e até converter várias oportunidades.
Criar conteúdo de alta qualidade é fundamental para fazer sua estratégia funcionar, mas o conteúdo não é apenas texto, nem apenas postagens de blog: o conteúdo pode ser promoções sazonais, lembretes de serviço, mensagens de aniversário e outras formas de envolver o cliente por e-mail.
5.8. Higienize seus contatos
Parte do processo de obter bons resultados no marketing digital é assumir o controle de seus leads. Verificar se as entradas estão corretas e se as informações estão atualizadas é fundamental para alcançar o resultado esperado. Perder tempo com entradas incorretas só cria custos e outros problemas. Portanto, mantenha sempre seus registros atualizados realizando limpezas regulares para garantir resultados.
5.9. Dê uma atenção especial ao pós-venda
O pós-venda ajuda na permanência e fidelização do cliente, garante o fluxo de caixa para seus revendedores e permite criar relacionamentos de longo prazo.
Isso significa que você não deve desistir de seu lead após uma venda: só porque um cliente comprou um veículo não significa que você deve esquecê-lo. É importante continuar enviando conteúdo e se envolvendo com ele, pois quando chega a hora de revisar ou comprar um novo produto, ele primeiro considera seu revendedor.
6. Principais Canais para Fazer Marketing Digital Automotivo
6.1. Redes Sociais
Uma das vantagens do marketing digital é a proximidade da marca com o cliente, tornando o relacionamento comercial mais humano. Uma das maneiras mais baratas é usar as mídias sociais. Dependendo do método que você definir para o seu meio, você pode gerar engajamento, branding, melhorar o entendimento dos desejos do seu cliente e até mesmo gerar novas oportunidades de negócios. No entanto, o mais importante é analisar a rede em que seus clientes em potencial estão e qual conteúdo eles desejam consumir.
6.2. E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de relacionamento eficaz. Com contatos de e-mail, você pode desenvolver diversas ações: e-mails semanais com ofertas por função; e-mails de conteúdo para resgate de leads; newsletters mensais. Tudo isso ajudará a construir um relacionamento com a base e aproximar os clientes da concessionária.
6.3. Showroom Virtual
Esta é uma das ferramentas de vendas e marketing mais importantes para os revendedores. O site da sua concessionária deve atender bem os novos consumidores, pois, para ter uma ideia, 57% das buscas online sobre o setor automotivo são feitas em sites de concessionárias. O site deve funcionar como um verdadeiro showroom virtual para os usuários, com capacidade de resposta, experiência do usuário e design.
6.4. Landing Pages
As landing pages são essenciais para garantir a eficácia das atividades online do seu revendedor e quando bem construídas, as landing pages podem otimizar os investimentos em mídia paga. Elas são usadas para obter informações de clientes em potencial, dessa forma, os revendedores podem processar leads e desenvolver estratégias para guiá-los pelo funil de vendas. São também uma forma de analisar o nível de interesse do usuário pela oferta.
6.5. Site Responsivo e Otimizado para SEO de Alta Performance
Ter um site responsivo é praticamente obrigação, uma vez que a maioria das visitas ocorrem em dispositivos móveis. Agora ter um site otimizado para SEO de alta performance trará um posicionamento orgânico na busca do Google que vai gerar muitos contatos qualificados.
6.7 Tráfego Pago: Google Ads e Facebook Ads
As duas melhores ferramentas para geração de leads para concessionárias são o Google Ads e o Facebook Ads.
7. Marketing Digital Automotivo de Performance: Facebook Ads, Google Ads e SEO
Se você quer investir em marketing digital, precisa conhecer as principais ferramentas de criação de anúncios: Google Adworks, Facebook Ads e SEO.
Google Ads é a plataforma do Google para a criação de campanhas publicitárias. Nele, você pode criar anúncios de diversos tipos e objetivos, promover vídeos no Youtube, anunciar na rede de busca, colocar banners em sites parceiros, produtos Google Shopping e muito mais. A plataforma funciona como um leilão de palavras-chave onde você define um valor que pode ser aplicado a cada termo, seja cliques ou impressões. Você pode limitar seu orçamento diário, assim, quando esse valor é atingido, a atividade é interrompida e você não tem surpresas no final do mês, mantendo um bom controle financeiro. Além disso, você pode pausar, parar ou modificar um evento a qualquer momento.
O Facebooks Ads é uma plataforma semelhante, mas apenas para redes sociais. Nele, você pode aproveitar todo o alcance da plataforma para aumentar suas publicações e criar anúncios. Em ambas as ferramentas, a segmentação de público permite que você escolha as características das pessoas que deseja alcançar.
Com Otimização de SEO, a relevância da pesquisa online pode ser alcançada organicamente. No entanto, para ter sucesso neste trabalho, é necessário o uso de conteúdo rico. Você pode agregar valor à sua marca construindo credibilidade investindo em materiais educacionais que respondam às principais perguntas de seus clientes. Estudos mostram que 60% de todos os cliques em mecanismos de buscas vão para os três primeiros resultados. Uma estratégia de SEO automotivo bem definida garante que o seu site seja encontrado no micro momento de necessidade do consumidor. Isso contribui com os interesses comerciais da marca, mas também facilita a experiência de compra do usuário.
8. Por que usar Marketing Digital Automotivo?
Segundo o Google, os usuários que desejam comprar um carro novo realizam cerca de 139 pesquisas e outras ações online antes de tomar uma decisão, resultando em mais de 900 interações sobre o carro. Ou seja, se você estiver mal posicionado na Internet, seus consumidores não verão.
9. Planejamento de Marketing Digital Automotivo
Uma boa estratégia de marketing digital automotivo começa com um plano. Se você não sabe por onde começar, analise a situação, faça um estudo sobre o seu potencial cliente, defina metas, defina sua principal estratégia de marketing digital e qual canal de marketing quer usar. Após, crie uma linha do tempo para suas ações e monitore os resultados.
10. Marketing Digital Automotivo para Geração de Leads
No marketing digital automotivo, a presença nas principais redes sociais é essencial para fortalecer sua marca, pois as redes sociais são a porta de entrada para os leads. Mas não só isso: o uso da publicidade, também conhecida como tráfego pago, é fundamental para expandir sua marca e captar novos leads, aqueles que se interessam por seus produtos. De um modo geral, as redes sociais servem para três coisas: desenvolver uma identidade de marca, se comunicar com o seu público e capturar novos leads. Você também pode considerar e-books ou páginas de destino que ajudam a capturar novos leads.
Existem várias opções para anúncios: Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube Ads, etc. Em cada plataforma de publicidade, é possível realizar a segmentação do público-alvo e selecionar tipos específicos de anúncios para seus objetivos. Eles geralmente entram em contato com as empresas por meio de iscas digitais: preenchimento de formulários ou contato direto (geralmente por meio de publicidade).
11. Marketing Digital Automotivo para Aumentar Vendas
O marketing é uma ferramenta poderosa para atrair e divulgar os produtos de uma loja. Mesmo que você ainda use o marketing tradicional em mídias off-line como rádio, materiais impressos, etc., pode ter certeza que quando alguém precisar de alguma informação sobre o seu negócio, ele irá pesquisar na internet. Por isso que você não pode fugir do marketing digital: construir uma presença online é um fator diferenciador que pode influenciar completamente na decisão de compra dessa pessoa.
O Google Meu Negócio é um ótimo recurso para quem quer marcar presença no ambiente digital. Ao registrar sua empresa, as pessoas poderão encontrar as informações de contato e o endereço da sua empresa com mais rapidez e facilidade.
12. Por que Investir em Marketing Digital Automotivo?
Porque o marketing digital de concessionária provou ser uma maneira eficaz de re-engajar consumidores que efetivamente desapareceram dos showrooms de concessionárias de automóveis.Compradores ocupados e exigentes querem amenidades e serviços que façam sentido para suas consultas.
Com o marketing digital, é possível determinar o que levará ou não a bons resultados. Isso permite que os profissionais façam mudanças efetivas e melhorem o desempenho do franqueado. O resultado final é que o cliente está na loja, concluindo uma transação ou retornando a novos negócios.
Em 2017, Guy Schueller, diretor da indústria automotiva do Google, forneceu os seguintes dados:
• 95% dos consumidores de carros usam números como fonte de informação;
• 60% das buscas de carros vêm de dispositivos móveis, principalmente relacionadas a concessionárias;
• Cerca de 25% das buscas de carros são para peças, serviços e manutenção;
• Como resultado, mais de 40% dos compradores que viram um vídeo de um carro ou caminhão visitaram uma concessionária.
13. Quanto Custa Investir em Marketing Digital Automotivo?
Tudo depende do plano de marketing que você tem para sua concessionária. No entanto, as estimativas de referência de mercado dos EUA são:
• 12% a 20% do faturamento para franqueados que estão no mercado há pouco tempo;
• 6% a 12% da receita para vendedores mais antigos.
A questão aqui é o trabalho inicial que deve ser feito para construir uma base de clientes e reputação online.
Não se trata apenas de pagar por serviços de publicidade online. Ter uma estratégia digital é muito mais do que isso. Envolve também o treinamento dos profissionais das concessionárias em atendimento ao cliente e manuseio adequado das ferramentas digitais.
14. Benefícios do Marketing Digital Automotivo
Ao ter uma presença online, você consegue gerar engajamento com o cliente e acompanha a jornada de compra até conquistar a fidelização dos clientes. A existência online da sua empresa ajuda a ganhar autoridade de marca e competir com empresas maiores.
Com isso, ao segmentar o público, você consegue personalizar as ofertas, obtendo resultados de longa duração, podendo mensurar todos os resultados. Tudo isso com um excelente custo-benefício.
15. Vantagens do Marketing Digital Automotivo
Mensuração: podemos medir detalhadamente os resultados de cada atividade, saber o que está dando certo e o que não está, e depois continuar investindo no que dá o melhor retorno;
Segmentação: podemos promover ações mais focadas, por isso só nos comunicamos e interagimos com o público interessado nos produtos que oferecemos;
Geração de Leads: você atrair leads e cresce em seu site gratuitamente, seja por meio de busca orgânica no Google ou por e-mail e redes sociais;
Permite a construção de audiência: ao produzir conteúdo relevante, o marketing digital pode construir uma base que com o tempo se torna um ativo para o marketing básico da empresa;
Alto desempenho de custo: A combinação das quatro características acima permite que o marketing digital alcance bons resultados mesmo com baixo investimento. Combinando o bom uso dos recursos com ideias inteligentes, com boas ferramentas, o retorno do investimento na Internet é muito maior do que na mídia tradicional.Por todas essas características, diversas empresas têm alcançado excelentes resultados e, por isso, estão investindo cada vez mais em marketing digital.
16. Objetivos do Marketing Digital Automotivo: Vender Carros
O objetivo do Marketing é identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência. Você tem que estar onde o consumidor está. Com o marketing digital automotivo, os revendedores utilizam as mídias digitais para construir relacionamentos com o público, serem descobertos e gerar novas oportunidades de vendas.
17. Conclusão
Muitas lojas de automóveis ainda estão ignorando o potencial dos canais digitais. O motivo é simples: falta de conhecimento sobre o seu público e da sua estratégia de marketing digital automotivo. Além disso, outro motivo comum é que o processo é muito complicado.
No entanto, coloque-se no lugar do consumidor, as necessidades do cliente devem estar no centro de tudo. Desta forma, você pode obter resultados surpreendentes. As vendas online estão esperando por você. Quer investir em marketing digital automotivo? Quer um orçamento para marketing digital automotivo? Entre em contato com a DIVIA Marketing Digital e fale com um dos nossos especialistas em marketing digital automotivo.
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