Marketing Automotivo: O que é, mudanças e estratégias de marketing automotivo

Marketing Automotivo: O que é, mudanças e estratégias de marketing automotivo

Tudo sobre Marketing automotivo. Você sabe o que é marketing automotivo? Entende as mudanças no marketing no setor automotivo? Quer conhecer as melhores estratégias de marketing automotivo? Dicas e tendências de marketing automotivo? Conhece as vantagens de trabalhar com uma agência especializada em marketing automotivo?

Como a DIVIA Marketing Digital pode ajudar sua concessionária nas estratégias de marketing automotivo? Neste blog post vamos apresentar as mudanças e transformações no marketing automotivo, as principais estratégias de marketing para o setor automotivo e como nossa agência pode ajudar a aumentar as vendas da sua concessionária com uma estratégias de marketing automotivo e de geração de leads para a sua concessionária.

O marketing automotivo vem passando por mudanças nos últimos 10 anos, principalmente devido a mudanças tecnológicas da transformação digital que vem acontecendo no Brasil e no mundo. A revolução digital está mudando o marketing automotivo e a jornada de compra do consumidor. 

A principal mudança no marketing automotivo está diretamente relacionada a internet comercial e ao aumento da audiência no ambiente digital, que transformou a jornada de compra do consumidor de carros. Dados de pesquisas de gigantes da tecnologia como o Google e o Facebook comprovam que uma pessoa interage mais de 150 vezes ao dia com o seu celular smartphone, passando mais de 7 horas diárias navegando na internet e consumindo conteúdos no ambiente digital conectados à internet.

O aumento na busca de informações por carros e motos está aumentando ano a ano, num perfil multi-telas, ou seja, tanto no notebook, quando no celular e outros dispositivos mobile (smartphones e tablets).

O consumidor está interconectado e somos mais de 150 milhões de brasileiros com acesso a internet. Mais de 90% dos consumidores brasileiros que pretendem comprar um carro tem acesso à internet e 95% delas vão utilizar a internet como fonte de pesquisa e informação para a compra do seu próximo carro. Aproximadamente 90% dos consumidores que pretendem comprar um carro vão usar mecanismos de pesquisa, ferramentas de busca como o Google e/ou o Youtube, para ver mais informações dos carros, comparativos entre veículos e vídeos demonstrativos do veículo, como teste drive virtual, por exemplo.

Essa revolução tecnológica digital está modificando o processo de compra de carro, ou a jornada de compra do consumidor. 

O processo de compra de carro está cada vez mais digital, por isso um bom posicionamento online de marketing digital automotivo é fundamental para a sua concessionária ter bons indicadores de venda.

Antigamente o consumidor ía até uma concessionária (loja física/showroom) para conhecer os modelos e fazer um teste drive. Hoje em dia, o processo começa na internet. A porta de entrada do cliente na concessionária é a internet. Por isso é tão importante o marketing digital automotivo para uma boa estratégia de geração de leads para a sua concessionária. O lead é a porta de entrada do cliente na sua concessionária. O número de concessionárias visitadas está caindo ano a ano, ou seja, apenas 5 anos atrás um cliente visitava 4 ou 5 concessionárias antes de fazer a compra do seu novo carro. Hoje em dia o número caiu para 2,4 concessionárias. Ou seja, muitos consumidores visitam apenas 1 concessionária já com a intenção de fechar o negócio, ou para comprar o seu novo carro. Por isso mesmo é tão importante para a sua concessionária ter um excelente posicionamento online, com uma boa estratégia de marketing digital automotivo. 

O ponto importante é que no momento em que o cliente fizer uma busca na internet, em uma ferramenta de pesquisa ou mecanismo de busca, a sua concessionária precisa aparecer, ser encontrada no momento em que o consumidor está buscando pelas informações. Dados comprovam que 84% dos consumidores iniciam o processo de compra sem saber qual o modelo de carro que querem comprar. O consumidor analisa em média 4 a 5 modelos antes de fechar a compra do novo carro. Então o atendimento profissional de um bom vendedor que se posiciona como um especialista sempre será um grande diferencial para o resultado de vendas da sua concessionária. 

O volume de buscas e pesquisas relacionadas ao mercado automotivo tem um crescimento expressivo nos últimos 10 anos. As buscas aumentam por vários motivos, como o aumento da população, entrada de novas marcas de carros, desenvolvimento da internet e o acesso facilitado ao crédito são os principais motivos para o aumento no volume de buscas. 

Outro dado muito interessante sobre o volume de buscas no segmento automotivo é que 70% das buscas são relacionadas a marcas, modelos e comparativos, o que comprova o poder das ferramentas de pesquisas e mecanismos de buscas no processo de informação do consumidor que vai comprar um carro.

Dados internos do volume de buscas no Google por um determinado modelo, quando comparados com o número de emplacamentos desse mesmo modelo, comprovam a intenção como indicador de vendas, ou seja, se o volume de buscas por determinado modelo de carro aumenta, suas vendas aumentam também (número de emplacamentos).

O Google e o Youtube são as principais ferramentas de pesquisa e os maiores mecanismos de buscas em volume mensal, crescendo mês a mês, e por isso mesmo a DIVIA Marketing Digital, uma agência especializada em marketing automotivo, utiliza na sua estratégia de geração de leads as duas ferramentas de forma complementar. Aproveitamos as melhores oportunidades de cada ferramenta, de acordo com o objetivo de marketing da concessionária, trabalhando campanhas específicas para dispositivo mobile.

Mensurar a origem dos leads (contatos potenciais de compradores) é muito importante para entender quais estratégias de marketing automotivo estão gerando mais resultados. Mensurar os canais de contato do cliente com a concessionária e o tempo de resposta dos vendedores também é fundamental para termos um bom resultado de marketing e vendas. Pesquisas comprovam que 55% dos consumidores ficam insatisfeitos com o retorno dado pelas concessionárias, principalmente pela falta de retorno e da falta de informações. 

O marketing automotivo tem o objetivo de conectar a sua concessionária com potenciais clientes compradores de carros, tanto consumidores que pretendem trocar de carro nos próximos meses, quanto os consumidores que estão prontos para trocar de carro em menos de 2 meses.

O setor automotivo vem passando por grandes transformações tecnológicas, as marcas e montadoras estão embarcando mais tecnologia em seus veículos, como acesso a internet, câmeras de ré, car play, entre outras. As concessionárias também estão modificando o perfil dos seus times, suas estratégias de marketing automotivo, montando estruturas de atendimento interno como BDC Automotivo, times de Inside Sales com SDR, além de investir em estratégias de marketing digital para geração de leads. A publicidade continua sendo um canal importante para as marcas se comunicarem com os potenciais clientes e passarem informações sobre seus modelos de carros. A diferença é que agora a publicidade é digital, pois o consumidor está no ambiente online.

O abandono das mídias tradicionais como jornais, revistas e televisão aberta está diretamente proporcional com o aumento das verbas de marketing destinadas ao marketing digital automotivo. A jornada de compra automotiva está cada vez mais digital, em canais online, onde os consumidores pesquisam, se informam e forma opinião sobre os modelos de carros disponíveis para compra, sendo que 50% em média já decide sobre a marca ou modelo do carro que irá comprar antes de visitar uma concessionária.

Os veículos elétricos são uma nova revolução tecnológica que irá movimentar o mercado automotivo. Um estudo da Deloitte Insight aponta uma previsão de que até 2030 as vendas de veículos elétricos representem mais de 30% do mercado automotivo global.

Assim como os carros estão cada vez mais modernos e tecnológicos, os consumidores estão cada vez mais conectados, por isso mesmo você precisa modernizar o marketing da sua concessionária, dando a devida importância para o marketing digital automotivo e para a geração de leads da sua concessionária. O lead da internet é a nova porta de entrada do consumidor na sua concessionária. É um caminho sem volta, leads são o principal insumo para a sua equipe de vendas.

Vejam os tópicos sobre marketing automotivo tratados neste blog post.

1. O que é marketing automotivo

2. Marketing no setor automotivo

3. Estratégias de marketing automotivo

4. Dicas de marketing automotivo

5. Tendências de marketing automotivo

6. Marketing Digital automotivo

7. Agência de marketing automotivo

Prontos para verem os tópicos sobre marketing automotivo? Então vamos lá.

1. O que é marketing automotivo

Marketing automotivo são as estratégias de marketing aplicadas no segmento automotivo com o objeto de aumentar a venda de carros e captar clientes potenciais para concessionárias de veículos. O marketing automotivo tem por objetivo informar os consumidores sobre as marcas e modelos, através da publicidade e campanhas de marketing. Como vimos, o marketing automotivo está passando por grandes transformações oriundas da revolução tecnológica digital que a internet gerou no comportamento de compra do consumidor. Por isso mesmo o marketing automotivo está cada vez mais digital. 

2. Marketing no setor automotivo

O marketing no setor automotivo está cada vez mais no ambiente digital, acompanhando a jornada de compra do consumidor de carros, a audiência e o tempo médio em que os brasileiros passam conectados a internet por dia. O marketing no setor automotivo é muito importante para as vendas das concessionárias. Por isso mesmo a geração de leads para concessionárias através de estratégias avançadas de marketing digital automotivo são tão importantes. Leia nosso blog post para saber mais sobre Como Fazer Marketing Automotivo

3. Estratégias de marketing automotivo

As principais estratégias de marketing digital automotivo para geração de leads são as campanhas de tráfego pago e de publicidade online, como anúncios no Google Ads e no Youtube, assim como anúncios nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Landing pages também são muito utilizadas nas estratégias de geração de leads e no ambiente do marketing digital automotivo.

4. Dicas de marketing automotivo

A principal dica de marketing automotivo é acompanhar as mudanças tecnológicas e as novas ferramentas de marketing digital automotivo. Procurar uma agência certificada pelo Google e especializada no segmento automotivo também é uma dica bastante importante. Avalie a reputação e os cases da agência no marketing digital automotivo, assim como os resultados gerados em leads qualificados e aumento nas vendas.

5. Tendências de marketing automotivo

A principal tendência de marketing automotivo é o marketing digital automotivo e suas inúmeras oportunidades para atingir os objetivos de marketing da sua concessionária. A DIVIA Marketing Digital faz campanhas para geração de leads via WhatsApp, campanhas de Google Ads, Youtube Ads, Facebook Ads, Instagram, Tik Tok Ads, Waze Ads, entre outras. As melhores oportunidades para produção de conteúdos e criativos em vídeo para melhorar o engajamento das suas campanhas e melhorar os resultados da sua estratégias de geração de leads.

6. Marketing Digital automotivo

O marketing digital automotivo é a principal entrada de novos clientes compradores de carros para a sua concessionária. Uma estratégia completa de marketing digital automotivo irá contemplar todos os objetivos de marketing da sua concessionária, prevendo desde um site de alta performance otimizado para SEO, para um bom posicionamento na busca orgânica, até landing pages para geração de leads via Google Ads, além de campanhas de Facebook Ads. Estratégias avançadas de marketing digital automotivo contemplam remarketing, trueview for action, thruplay, entre outras. 

7. Agência de marketing automotivo

Contar com o expertise de uma agência de marketing automotivo é um grande diferencial competitivo para a sua concessionária. 

A DIVIA Marketing Digital é uma agência especializada em marketing digital automotivo para geração de leads para concessionárias de carros e motos. Entre em contato para receber um diagnóstico gratuito e para solicitar um orçamento.

8. Conclusão

O marketing automotivo está mudando conforme a tecnologia e a revolução digital. A audiência migrando para o ambiente online, as ferramentas de pesquisa e mecanismos de buscas na palma da mão, impactaram numa mudança na jornada de compra do consumidor de carros. A importância de estar bem posicionado para ser encontrado pelo consumidor no momento de pesquisa por um modelo ou marca de carro é fundamental para a geração de leads da sua concessionária. A internet é a nova porta de entrada do cliente na concessionária e o lead é ouro para sua equipe de vendas. Para ter uma estratégia sólida de marketing digital automotivo e otimizar as campanhas de geração de leads da sua concessionária agende uma reunião com um dos nossos especialistas.

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital



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