Estratégias de SEO para Otimizar um Site

Estratégias de SEO para Otimizar um Site

Você sabe o que é SEO? Como configurar o SEO do site da sua empresa? Como usar o SEO para melhorar o ranqueamento na busca orgânica do Google? Como o SEO pode ajudar a melhorar um site? Como fazer otimização de SEO? O que podemos fazer para otimizar um site? Quais são as melhores estratégias de SEO? Quais as principais dicas de SEO para otimização de sites?  

Estratégias de SEO para fazer otimização de sites é um dos assuntos mais pedidos pela nossa audiência, por isso mesmo decidimos fazer esse blog post com as melhores estratégias de SEO.

Conhecida como uma das principais e mais importantes estratégias de Marketing Digital buscando obter as melhores posições nos resultados de pesquisa orgânica, além de fortalecer a sua marca na mente do seu público-alvo como referência no seu segmento.

Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa orgânica traz diversos benefícios, começando pelo quesito que você não pagará por isso, sendo um resultado dos seus esforços de otimização e aplicação das melhores estratégias de SEO para o seu site. Além disso, estar presente nas primeiras posições garante ao seu site grandes possibilidades de conquistar o clique do usuário, maximizando assim as suas conversões.

Vamos apresentar de forma clara e objetiva as melhores estratégias de SEO para você aplicar no site da sua empresa. Dicas úteis e práticas para aplicar estratégias de SEO para otimizar o site da sua empresa. Veja os tópicos que vamos abordar?

1. O que é SEO?

2. Como configurar o SEO do meu site?

3. Como usar o SEO?

4. Como o SEO pode ajudar a melhorar um site?

5. Como fazer otimização de SEO?

6. O que podemos fazer para otimizar um site?

7. Estratégias de SEO

8. Dicas de SEO

9. Conclusão

Preparado para saber mais sobre estratégias de SEO para otimizar um site? Vamos lá!

1. O que é SEO?

Conhecida como a estratégia de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization, em inglês), o SEO tem como intuito possibilitar um aumento de visualizações e, consequentemente, do tráfego do seu site a partir dos resultados de pesquisa orgânica, logo, sem a necessidade de um investimento em anúncios de mídia paga. Dessa forma, a sua empresa fica reconhecida e atribuída como referência para o assunto originado das pesquisas dos usuários.

Cada vez mais se torna essencial se conectar com o seu cliente de maneira online, a partir do aumento exponencial de pesquisas nos buscadores, conforme indica o levantamento do Internet Live Stats, o Google recebeu, no ano de 2019, cerca de 3,5 milhões de pesquisas diariamente. Visto que, os usuário utilizam de pesquisas para buscar informações sobre produtos e/ou serviços, endereços, avaliações, preços e fotos.

Antigamente o SEO era baseado, de forma negativa, em “tentar” enganar os robôs de indexação dos buscadores, inserindo muitas palavras-chaves repetidas e sem contexto, diminuindo assim a qualidade do conteúdo do seu site. Atualmente, para obter êxito nas estratégias de SEO é preciso atentar-se principalmente aos 3 pilares do SEO: 

Relevância.

Conteúdo.

Autoridade.

Dessa forma, integrando cada pilar e seguindo os padrões, sua estratégia de SEO pode render resultados efetivos para a sua empresa.

2. Como configurar o SEO do meu site?

Como passo inicial para configurar o SEO do seu site, é preciso realizar uma análise prévia do seu site, buscando mapear possíveis pontos de melhorias e o que precisa ser implementado para estar de acordo com as melhores práticas de SEO. Importante destacar que nesta etapa é importante destinar um tempo para realizar essa tarefa de forma completa, pois ela é essencial para que os seus próximos passos em configurar o SEO do seu site possam obter êxito.

Após a etapa anterior, o próximo passo é realizar o cadastro do perfil da sua empresa no Google Meu Negócio. O Google Meu Negócio é uma ferramenta para auxiliar os usuários a encontrarem a sua empresa, exibindo informações relevantes sobre o seu negócio, tais como endereço, número disponível para ligação, avaliações, catálogo de produtos e/ou serviços e fotos. Além disso, o Google Meu Negócio possui integrações importantes, como com o Google Maps, exibindo as informações da sua empresa também na busca de endereços.

Se quiser saber mais sobre o Google Meu Negócio, acesse nosso blog post sobre o assunto.

3. Como usar o SEO?

As estratégias de SEO para o seu site podem ser aplicados em duas diferentes camadas, sendo elas:

On-page: Essa camada diz respeito a tudo relacionado à construção do site, como por exemplo, código-fonte, arquitetura, linguagens, imagens, design, dentre outros, e que influencia diretamente no usuário que acessa o seu site. Logo, algumas características como usabilidade, tempo de carregamento, acessibilidade e responsividade interferem diretamente na experiência do usuário. Por isso, é importante prezar por códigos semânticos e com foco no usuário, tornando única e singular a experiência com o seu site.

Off-page: Já a camada off-page se refere aos elementos que, de alguma forma, influenciam na intenção de compra do usuário e o tornam referência no assunto. Para exemplificar, a estratégia de link-building, onde é realizada a citação do seu site em uma página externa, colabora para dar mais visibilidade à sua marca e torná-la referência sobre o assunto.

4. Como o SEO pode ajudar a melhorar um site?

Com a rápida evolução da internet, diversas ferramentas foram desenvolvidas voltadas para o novo conceito de publicidade virtual, conhecido como marketing digital. Como em toda evolução, certas estratégias que outrora eram muito populares e com ótimos resultados aos anunciantes, hoje já não estão sendo mais utilizadas. Todavia, as estratégias de SEO para otimizar um site ganham cada vez mais robustez e se adaptam às novas funcionalidades, tornando o SEO fundamental para dar visibilidade para a sua marca online, com resultados efetivos a médio e longo prazo.

Visto que, para estar presente nos primeiros resultados de pesquisa dos buscadores, é preciso que o seu site esteja sempre atento ao que há de mais moderno em desenvolvimento web, experiência do usuário e garantindo um conteúdo de qualidade ao seu público.

Dessa forma, o SEO coopera para que o seu site tenha ótimos resultados e se destaque da sua concorrência, a partir de pré-requisitos como: acessibilidade, experiência do usuário, adaptabilidade à tela menores (mobile first), conteúdo rico e de qualidade, dentre outros.

5. Como fazer otimização de SEO?

Em um primeiro momento, a otimização de SEO pode parecer uma tarefa difícil, visto tamanha a abrangência de itens a serem melhorados a fim de estar presente nos primeiros resultados de pesquisa. Como pontapé inicial, é preciso ter em mente que o intuito de um buscador, tal como o Google, é fornecer resultados relevantes e com conteúdo rico para determinada pesquisa do usuário.

Nesse sentido, a primeira abordagem para fazer otimização de SEO é produzir conteúdo rico e de qualidade para o seu público-alvo. Para produzir conteúdos relevantes para o usuário, antes de mais nada, é preciso conhecê-lo. Opte por assuntos que sejam do seu interesse. Produza conteúdos de forma eficaz e utilize palavras-chaves para ajudar os motores de busca a achar o seu conteúdo. Também, realizar postagens regulares é uma ótima abordagem.

Além de produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo, instigando a sua curiosidade e dando visibilidade à sua marca, é preciso atentar-se para os fatores on-page e off-page do seu site, ou seja, os fatores internos do seu site (on-page), como código fonte e otimização de sites, e os fatores externos (off-page), como a técnica de link-building.

6. O que podemos fazer para otimizar um site?

Um site otimização para SEO é capaz de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas de forma orgânica, ou seja, sem qualquer investimento em ferramentas de mídia paga, como o Google Ads. Além disso, o SEO garante resultados efetivos para o seu negócio, de forma concreta a médio e longo prazo. Por isso, algumas ações visando otimização de SEO do seu site, podem ser:

Adicionar palavras-chaves aos títulos e meta tags de SEO.

Inserir o atributo alt tag para imagens, possibilitando aos leitores de tela exibir o resumo da sua imagem.

Ter landing pages otimizadas e com uma ótima estrutura.

Responsividade do site (mobile first).

Ter uma abordagem de direcionamento entre página do seu site (link building).

Construir conteúdo de qualidade e relevante.

Possibilitar o compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais.

Acesse nossa página de otimização de SEO para saber mais sobre o serviço.

7. Estratégias de SEO

Empregar as melhores estratégias de SEO para otimização do seu site é fundamental para tornar acessível e prático aos usuários encontrar o seu produto e/ou serviço. Nesse sentido, algumas das principais estratégias de SEO e que podem ser implementadas desde já são:

Criação do perfil no Google Meu Negócio para ser possível encontrar a sua empresa no Google Maps.

Possuir uma taxa de carregamento do seu site baixa, a partir da otimização de imagens e vídeos.

Produzir conteúdos e inserir durante o texto palavras-chave que sejam relevantes à pesquisa do usuário.

Adicionar URLs amigáveis, ou seja, curtas e descritivas. Por exemplo, ao criar um artigo sobre marketing digital, opte por utilizar a seguinte url: dominio.com.br/marketing-digital ao inves de dominio.com.br/artigo/2022/1/marketing-digital.

Adicione títulos chamativos e alinhados às palavras-chaves.

Faça links internos entre postagens do seu blog

Essas são algunas das principais estratégias de SEO para otimizar o seu site.

8. Dicas de SEO

As principais dicas de SEO estão alinhadas aos novos conceitos e funcionalidades que estão sendo introduzidas na web, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, segurança e privacidade, pesquisa por voz, dentre outros. Por isso, algumas das principais dicas de SEO são:

Conteúdo relevante e de qualidade.

Responsividade e adaptabilidade às telas menores.

Core Web Vitals.

Site seguro SSL e LGPD.

Conteúdo em vídeo.

Otimização de palavras-chave para pesquisa de voz.

Otimização do perfil do Google Meu Negócio.

Utilização de ferramentas de mensuração de resultados e SEO, como o Google Analytics 4.0.

Para se aprofundar mais sobre cada item citado, acesse o nosso blog post sobre tendências de SEO para 2023 e ganhe destaque perante sua concorrência.

9. Conclusão

Estamos chegando ao final do post sobre estratégias de SEO para otimização de sites. Abordamos os principais tópicos sobre o tema, tais como o que é SEO, como configurar o SEO no meu site, como usar o SEO, como o SEO pode ajudar a melhorar um site, como fazer otimização de SEO, o que podemos fazer para otimizar um site, estratégias e dicas de SEO. Esperamos que esse conteúdo faça sentido para você. Favorite para ler consultá-lo novamente mais tarde. Acompanhe o nosso blog com postagens frequentes sobre conteúdos relacionados à marketing digital, tecnologia e inovação.

Conteúdo desenvolvido por DIVIA Marketing Digital

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