Como Funciona o Google Ads? Saiba Como Anunciar no Google Ads

Como Funciona o Google Ads? Saiba Como Anunciar no Google Ads

Você sabe como funciona o Google Ads? Saiba como anunciar no Google Ads. Passo a passo completo para anunciar no Google Ads. O guia definitivo sobre o funcionamento do Google Ads: recursos, formatos de anúncios, pagamento, por que investir, enfim, tudo que você precisa saber sobre a plataforma de publicidade do Google e como funciona o Google Ads. O Google Ads é considerado por muitos especialistas a melhor ferramenta de publicidade do mundo. Nesse blog post vamos abordar os principais assuntos sobre Google Ads. Acompanhe até o fim!

O Google Ads é a principal ferramenta de publicidade digital ao redor do planeta, sendo projetada e desenvolvida pelo Google, permitindo aos anunciantes exibir seus produtos e serviços em diversos formatos e canais, como nos resultados de pesquisa, em sites parceiros, no YouTube, Shopping ou até mesmo no Google Play para instalação de aplicativos.

Com o Google Ads, sua empresa ganha mais visibilidade e reconhecimento de marca, além da oportunidade de exibir seus produtos e serviços para clientes em potenciais com alto poder segmentação, criando anúncios chamativos e personalizados para cada público-alvo.

Outro fator que pode influenciar para sua empresa utilizar o Google Ads é que, por ser uma plataforma amplamente empregada nas estratégias de marketing digital ao redor do mundo, possivelmente os seus concorrentes a utilizam. Logo, para não ficar de fora e perder a chance de se conectar com novos clientes, é imprescindível utilizar o Google Ads. Além disso, em rápidos e simples cliques, sua campanha já estará no ar, trazendo oportunidade de novos negócios para a sua empresa.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o Google Ads? Elaboramos esse blog post com os principais tópicos sobre o tema. A seguir listamos os tópicos que abordaremos sobre o Google Ads:

1. O que é Google Ads?

2. Como Funciona o Google Ads?

3. Qual o passo a passo para criar uma conta do Google Ads?

4. Quais são os recursos do Google Ads?

5. Como anunciar com o Google Ads?

6. Tipos de Campanhas do Google Ads

7. Formatos de Anúncios do Google Ads

8. Extensões de Anúncios do Google Ads

9. Vantagens e Benefícios do Google Ads

10. Principais Métricas do Google Ads

11. Conclusão

Pronto para saber mais sobre o Google Ads, seu funcionamento, recursos, tipos de campanhas e formatos de anúncios disponíveis na ferramenta de publicidade do Google? Então vamos lá!

1. O que é Google Ads?

O Google Ads teve a sua primeira versão de lançamento no ano de 2000, sendo desenvolvida pela Google. Inicialmente, a plataforma tinha o nome de Google AdWords, mas com o tempo, denominou-se Google Ads como o nome oficial. Então, o Google Ads é uma ferramenta de marketing digital que oportuniza aos anunciantes se conectarem com clientes potenciais em momentos importantes do funil de vendas.

O Google Ads é a principal fonte de lucros do Google, sendo responsável por mais de 90% das receitas. Tal dado evidencia a importância e a vasta utilização do Google Ads no cotidiano de outras empresas pelo mundo e também para as finanças do próprio Google.

O Google Ads se destaca pela sua flexibilidade do marketing rotineiro, utilizado nas mídias tradicionais, com baixo poder de segmentação e poucos retornos positivos para as empresas. Com o Google Ads, sua empresa se conecta com o cliente em potencial no momento em que os mesmos buscam por aquilo que a sua empresa pode oferecer, de forma potencialmente segmentada.

2. Como Funciona o Google Ads?

Obter os melhores resultados na plataforma de anúncios pagos do Google passa muito por conhecer todos os seus recursos/funcionalidades e como utilizá-los a favor do objetivo da sua empresa. Dessa forma, sua campanha será criada com precisão, eficiência e assertividade para impactar o seu público-alvo. De modo geral, para criar uma campanha no Google Ads, é preciso passar por cinco passos dentro da plataforma, sendo eles os seguintes:

Escolher o objetivo da Campanha;

Escolher qual(is) canal será(ão) utilizado(s) para exibir os anúncios;

Criar o seu anúncio de forma chamativa;

Determinar o seu investimento;

Publicar sua campanha e anúncios.

Pronto! A partir desse resumo de passo a passo para criação de uma campanha no Google Ads, sua empresa estará utilizando a principal ferramenta de anúncios pagos a seu favor.

3. Qual o passo a passo para criar uma conta do Google Ads?

Para criação da sua conta de administrador das campanhas no Google Ads, é aconselhável utilizar um dispositivo como PC ou notebook durante o processo. Segue passo a passo:

Acessar a página oficial do Google Ads, clicando aqui ;

Fazer login com seu email e senha do Gmail;

Na aba de páginas no lado esquerdo, clicar em Configurações e logo após em Configurações da subconta;

Selecionar a opção Criar Nova Conta;

Escolher qual opção faz sentido para o seu objetivo: Conta do Google Ads ou Conta da Campanha Inteligente;

Escolher o nome para a nova conta recém criada;

Escolher o país e o fuso horário do mesmo;

Escolher a moeda corrente do país;

Selecionar a opção Criar Conta.

4. Quais são os recursos do Google Ads?

A ferramenta de criação de anúncios do Google Ads apresenta diversos recursos para os anunciantes. Na plataforma, é possível criar ou atualizar suas campanhas ou anúncios, aumentar ou diminuir os lances pelas palavras-chave, gerenciar o investimento da campanha. Além disso, é possível adicionar, editar ou remover palavras-chave, bem como, exibir as principais informações e estatísticas sobre suas campanhas, grupos de anúncios ou anúncios em específicos, como número de cliques e visualizações.

Quer saber mais sobre todos os recursos do Google Ads? Fale com um especialista em Google Ads da DIVIA.  

5. Como anunciar com o Google Ads?

Criar seus anúncios e gerir suas campanhas no Google Ads é muito fácil e prático. A plataforma oferece diversas informações e dicas para ajudar os anunciantes a melhorar a performance das campanhas. Para criação de um anúncio no Google Ads, é preciso seguir os seguintes passos:

Dentro da plataforma e da sua respectiva campanha, buscar no canto superior direito o ícone “Mais”;

Após, escolher a opção de “Anúncio de texto”, para criar um anúncio da rede de pesquisa do Google Ads.

Então, será possível inserir as principais informações sobre o seu anúncio, como título, descrição e URL de destino. Importante destacar que o Google Ads recomenda a inserção de vários títulos e descrições para a inteligência artificial escolher qual melhor performa;

Após, clicar em “Salvar”.

Pronto! Agora o seu anúncio passará por um diagnóstico do Google para saber se está tudo conforme suas diretrizes e se seu saldo está positivo e então seu anúncio será veiculado.

6. Tipos de Campanhas do Google Ads

Para criação de campanhas no Google Ads, é preciso escolher os tipos de campanhas para o seu objetivo de marketing. Os principais tipos de campanhas do Google Ads são os seguintes:

Campanhas de Pesquisa: Para sua criação, os itens necessários são palavra-chave, anúncio e página de destino. Ao atingir padrões elevados de qualidade, será possível utilizar as extensões de anúncios. Nas campanhas de pesquisa, a meta de marketing se baseia em Vendas, Leads ou Tráfego para o site. Algumas dicas para anúncios de pesquisa são:

Ser específico no anúncio;

Destacar benefício exclusivo da sua empresa;

Campanhas de Display: O principal objetivo das campanhas de display estão relacionadas à alcançar um público-alvo amplo e maximizar sua marca. Dessa forma, sua apresentará um aumento das visitas no site, receberá mais leads, além de influenciar na consideração dos seus produtos/serviços. Além disso, as campanhas de display oferecem a oportunidade de anunciar em grande escala e desempenho mensurável.

Campanhas de Vídeo: Os anúncios das campanhas de vídeo são ricos e diversificados, criando a oportunidade das empresas interagirem com seus clientes criando uma conexão. Ao criar anúncios de vídeo, é possível usufruir de diversos benefícios, como dados em tempo real, indicadores poderosos, alcance entre dispositivos e resultados comprovados. A campanha de vídeo pode ser utilizada nos diferentes estágios do funil de vendas.

Campanhas de Shopping: Atualmente, os clientes estão cada vez mais curiosos e exigentes por produtos. Por conta disso, os anúncios do Google Shopping são uma forma de proporcionar uma experiência rica para o seu usuário durante suas buscas. Os anúncios de shopping permitem a inserção de imagens, preços, nome do produto e do comerciante, visto que é possível apenas promover produtos. Outro fator a se destacar é que os anúncios de shopping podem ser utilizados em conjuntos com outros tipos de campanhas, dando a oportunidade de aparecer mais de uma vez nos resultados, duplicando o seu alcance.

7. Formatos de Anúncios do Google Ads

No Google Ads, sua empresa pode escolher qual o formato que melhor se encaixa para o seu objetivo. Por conta disso, os formatos disponíveis são os seguintes:

Rede de pesquisa

Para criar os anúncios da rede de pesquisa, são necessários os seguintes itens:

Título: Aqui a intenção é chamar a atenção dos clientes.

Descrição: Neste item, o importante é destacar os detalhes das ofertas da empresa

URL: Por fim, é necessário fornecer acesso a uma página específica do site da sua empresa.

Rede de Display

Se tratando dos anúncios da rede de display, no momento da criação dos anúncios é preciso escolher os seguintes formatos:

Anúncios de Rede de Display responsivos: apresentando maior eficiência e escala para seus anúncios.

Anúncios de upload (imagem e HTML para AMP): é possível ter maior controle dos criativos dos seus anúncios.

Se você quiser saber mais leia nosso post sobre Formatos de Banners da Rede de Display.

Vídeo

Os anúncios de vídeo são ótimos para gerar reconhecimento da marca da sua empresa e obter visibilidade. Os formatos de anúncios de vídeo são:

Bumper Ads: São anúncios não puláveis, de seis segundos e que possuem o objetivo de alcance e reconhecimento de marca.

TrueView: Formato de anúncios in-stream puláveis que permitem aos usuários escolher se querem interagir com o vídeo. Só pago se o usuário ficar até 30s. Dessa forma, ajuda os anunciantes a maximizar as visualizações.

In-stream: Formato de anúncios não puláveis, que geram reconhecimento e alcançam seu público-alvo. Anúncio em vídeo padrão por setor, com 15s ou menos e não puláveis

Se você quiser saber mais sobre anúncios de vídeo leia nosso post sobre Como Anunciar no Youtube Ads.

Shopping

Os anúncios de shopping são reconhecidos como anúncios de demonstração, que buscam influenciar o potencial cliente no início do funil de vendas, cooperando para eles descobrirem e explorarem seus produtos. Os anúncios de demonstração do shopping são exibidos na parte superior dos resultados de pesquisa do Google, podendo ser encontrados nos dispositivos móveis e computadores.

8. Extensões de Anúncios do Google Ads

O Google Ads, além de todas as possibilidade já citadas, apresenta um outro mecanismo para engajar ainda mais o seu público-alvo, que são as extensões de anúncios. As principais extensões de anúncios do Google Ads são:

Extensão de aplicativo: A partir dessa extensão, seu anúncio vai apresentar para o usuário um link extra dando a possibilidade de direcioná-lo diretamente para a instalação do aplicativo.

Extensão de chamada: Essa extensão, quando ativada, exibe um botão para o usuário efetuar uma chamada para a sua empresa diretamente, de maneira simples e rápida.

Extensão de local: Com essa extensão, é possível exibir o endereço físico da sua loja para ajudar o usuário a se deslocar até a sua empresa.

Extensão de sitelink: Com essa extensão, seu anúncio ganhará em proporção no resultado de pesquisa, dando possibilidade para o usuário navegar para diferentes páginas do seu site.

Extensão de frase de destaque: Essa extensão possui como objetivo apresentar para o usuários benefícios únicos que a sua empresa conta, para se destacar da concorrência.

9. Vantagens e Benefícios do Google Ads

O Google Ads é uma das principais opções do mercado para criação de anúncios patrocinados e sem dúvidas é essencial estar presente na sua estratégia de marketing digital. Com o Google Ads, tudo é bastante dinâmico e flexível. O Google Ads apresenta diversas ferramentas dentro da sua plataforma, como segmentação, palavras-chave, extensões de anúncios e investimento. Mas o Google Ads é totalmente flexível para atingir suas metas, sempre em busca da melhoria constante dos seus anúncios e campanhas.

Além disso, o Google Ads trabalha com sistemas de cobranças que se baseiam em resultados reais para a sua empresa. Exemplo disso é a estratégia de CPC (Custo por Clique) em que só serão descontados da sua verba quando seus anúncios forem clicados pelos usuários. Também, é possível pausar ou cancelar sua campanha a qualquer instante.

Por fim, como comentado nos itens anteriores, o Google é o maior buscador do mundo, estando presente no cotidiano de diversos usuários. Por isso, estar presente e exibir seus produtos e/ou serviços nessa rede é uma ótima oportunidade de expandir seus negócios e aumentar seus resultados de vendas.

Se quiser saber mais sobre as vantagens e benefícios do Google Ads leia nosso post Por que Anunciar no Google Ads?

10. Principais Métricas do Google Ads

O Google Ads é uma plataforma completa de anúncios patrocinados, impactando milhares de clientes potenciais todos os dias. Para sempre obter os melhores resultados e aproveitar as oportunidades, é preciso estar regularmente analisando seus dados a partir de métricas do Google Ads. Nesse ponto, as principais métricas do Google Ads são:

CTR (Taxa de Cliques): O CTR é uma importante métrica que busca compreender como está o desempenho dos seus anúncios. A partir da análise, é possível compreender e realizar as melhorias necessárias, como criar títulos mais chamativos.

CPC Médio: Custo por clique médio é nossa próxima métrica, que apresenta o preço pago, em média, por determinada palavra-chave. Com essa métrica, é possível analisar se a palavra-chave está muito cara para a sua campanha, obtendo a maioria do seu orçamento diário e com poucos resultados.

CPA (Custo por Conversão): Essa importante métrica visa evidenciar qual o valor pago para que determinado usuário realizasse determinada ação estratégica do seu negócio. Tal métrica é essencial para compreender e controlar os gastos da sua campanha.

11. Conclusão

Finalizamos mais um blog post da DIVIA Marketing Digital. Nesse post, buscamos abordar os principais tópicos sobre o Google Ads, como o que é o Google Ads, como funciona o Google Ads, como criar uma conta no Google Ads, quais os recursos do Google Ads, como anunciar no Google Ads, quais os tipos de campanhas no Google Ads, quais as extensões de anúncios no Google Ads, benefícios e vantagens do Google Ads e principais métricas no Google Ads. Esperamos que esse conteúdo tenha sido rico e relevante para você. Se preferir, favorite essa página para acessá-la posteriormente caso precise rever algum tópico. Acompanhe nossas últimas postagens de blog!

Quer anunciar sua empresa no Google Ads? Quer saber mais sobre as campanhas de Google Ads? Acesse nossa página do serviço de gestão de Google Ads e solicite um orçamento.

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