Café com Google Ads - Sessão Black Friday, Sazonalidade e Ferramentas
Você sabe as novidades que o Google Ads traz sobre Black Friday? Quais os dados de impacto de sazonalidade nas campanhas e contas do Google Ads? Quais as ferramentas e dicas recomendadas para utilizar na Black Friday? Qual a intenção de compra em 2022? Para que serve o Planejador de Palavras Chaves e o Planejador de Perfomance do Google Ads? Qual a utilização da Aba de Recomendações e Aplicações Automáticas? Nesse post a Agência DIVIA divulga o conteúdo da primeira edição Café com Google Ads!
A DIVIA Marketing Digital é uma agência especializada em Google Ads e podemos ajudar sua empresa a criar campanhas e anúncios no Google Ads para gerar mais visibilidade, contatos potenciais e vendas para a sua empresa.
Vejam os tópicos que vamos abordar sobre o Café com Google Ads neste blog post.
1. O que é o Café com Google Ads?
2. Para que serve o Café com Google Ads?
3. Como funciona o Café com Google Ads?
4. Quem participa do Café com Google Ads?
5. Como a Copa influenciou o Google Ads em 2018? Ela dificulta a Black Friday?
6. De acordo com o Google qual a intenção de compra em 2022?
7. Como o Google Ads examinou a sazonalidade na área da Pós Graduação?
8. Como o Google Ads examinou a sazonalidade na área da Graduação?
9. Como o Google Ads examinou a sazonalidade na área de Cursos Livre?
10. Quais são as ferramentas indicadas no pelos especialistas em Google no Café com Google Ads?
11. O que é e para que serve a Aba de Recomendações do Google Ads?
12. O que é e para que serve a AAR (Aplicação automática) do Google Ads?
13. O que é e para que serve o Planejador de Perfomance do Google Ads?
14. O que é e para que serve o Planejador de Palavras Chaves do Google Ads?
15. O que é e para que serve o Discovery Ads com os Feeds de Produtos?
16. Dica de expert para Black Friday: Discovery Ads com Feeds de Produtos para alavancar no Google Ads.
17. O que é e para que serve os Públicos Personalizados do Google Ads?
18. Conclusão.
Pronto para saber tudo que aconteceu na 1a Edição do Café com Google Ads? Sessão Black Friday, Sazonalidade e Ferramentas? Então vamos lá!
1. O que é o Café com o Google Ads?
O Café com Google Ads é uma conversa descontraída com consultores, colegas de mídia e especialistas em novidades dentro do Google Ads. Nessa primeira edição comentamos sobre quais as melhores estratégias e práticas para Black Friday, como lidar com a sazonalidade e quais as principais ferramentas que o Google Ads disponibiliza para otimizar as campanhas no período Black Friday e Copa do Mundo.
2. Para que serve o Café com Google Ads?
Assim como a tecnologia, o comportamento de usuário está em constante transformação, estar a par de todas as novidades e das melhores práticas é especialidade da Agência DIVIA. Seguindo sempre a constante evolução e aplicando as melhores novidades no dia a dia aliado com a singularidade de cada cliente.
3. Como funciona o Café com Google Ads?
O Café com Google Ads é um evento exclusivo distribuído para clientes e agências que foram convidados a participar.
4. Quem participou do Café com Google Ads?
O Café com Google Ads contou com a presença de consultores do Google, gerente de contas de Google Ads, colegas de mídia e empresas que possuem bom histórico com o Google Ads. A primeira edição do Café com Google Ads teve 204 participantes.
5. Como a Copa influenciou o Google Ads em 2018? Ela dificulta a Black Friday?
Na Copa de 2018, dados mostram que houve um acréscimo de cliques no período anterior à estreia do Brasil na Copa do Mundo, mas em comparação com os dados de Black Friday, também do ano de 2018, esse número foi 9 vezes menor. O estudo indica que a Copa do Mundo teve um impacto positivo, mas significativamente menor que o da Black Friday.
6. De acordo com o Google qual a intenção de compra em 2022?
Na Pesquisa Proprietária Google encomendada à Ipsos em Agosto de 2022 onde foram entrevistados 1000 brasileiros, 71% deles disseram que pretendem comprar na Black Friday em 2022, resultando em um aumento de 16 pontos percentuais em comparação com pesquisas feitas em 2021. Ou seja, a intenção de compra aumentou em relação ao período de Black Friday do ano anterior.
7. O que o Google Ads identificou na sazonalidade da área da Pós Graduação?
O interesse pela Pós Graduação aumentou, o usuário está motivado a procurar esse serviço no Google. Entre as motivações está desenvolver habilidades, autodesenvolvimento e mudança de carreira. As modalidades também tiveram transformações: 23% em presencial, 35% em EAD e 43% em semipresencial. O usuário teve mais interesse nas modalidades que são relacionadas ao ensino a distância.
Outro ponto de extrema importância é que apenas 24% dessas pesquisas foram relacionadas a marca específica de ensino, às outras 73% de pesquisas foram genéricas, ampliando a possibilidade de novas empresas conquistarem espaço no mercado dentro do Google e do Google Ads.
8. Como o Google examinou a Sazonalidade na Graduação?
Dentro da graduação o Google constatou que as motivações do usuário são: empregabilidade, sonho e autodesenvolvimento. No sistema de educação superior houve um interesse de 39% presencial, 31% EAD e 30% presencial. Dentre os dados analisados, 40% dos usuários ficaram inclinados a fazer uma graduação, mas mudaram para cursos livres por terem melhor precificação e serem de conclusão mais rápida.
9.Como o Google Ads examinou a sazonalidade na área de Cursos Livre?
Como visto no tópico anterior, 40% dos usuários escolheram cursos livres em vez de graduação. As principais motivações: aprender novas habilidades, especialização, melhorar o currículo e por último o autodesenvolvimento. Nesse caso as modalidades foram alteradas para 18% em presencial, 51% em EAD e 31% em semipresencial. A tendência é que a procura seja feita por cursos que tenham uma conclusão em menor tempo e que o investimento deste curso também seja menor.
10. Quais as ferramentas indicadas no Café com Google Ads?
Nessa primeira edição começamos com a Aba de recomendações e as aplicações automáticas do Google Ads, que são elementos relativamente novos no Google Ads. Nos próximos tópicos abordaremos a funcionalidade e o propósito de cada uma delas. Também abordamos as ferramentas de Planejador de Performance e Planejador de Palavras chaves. Todas essas ferramentas são utilizadas pela Agência DIVIA quando houver benefícios para os clientes do Google Ads.
11. O que é e para que serve a Aba de Recomendações do Google Ads?
A aba de recomendações foi criada com o propósito de indicar melhorias, insights e apontar erros que possam estar ocorrendo nas campanhas. Ela serve para mostrar desde extensões que não estão sendo aplicadas, aumentos de orçamento e até sugestões de lances automáticos. Essa é uma área a qual deve ser muito bem analisada para a aplicação das sugestões, pois a automatização pode comprometer o resultado, caso seja feita sem fundamentos sólidos.
12.O que é e para que serve a AAR (Aplicação Automática) do Google Ads?
O AAR é referente ao opt-in de aplicar algumas recomendações automaticamente na conta do Google Ads, com o objetivo de economizar tempo. Dentro das aplicações automáticas você irá encontrar recomendações de otimização de anúncios, de palavras-chaves, segmentação e lances. O orçamento da campanha não sofrerá alteração se as aplicações forem adicionadas, porém o conhecimento técnico é imprescindível, pois o impacto sobre o custo por clique e o sobre o custo por conversão pode ser altamente negativo caso as aplicações sejam feitas de forma incorreta. No Google Ads o resultado de clientes do Get More Traffic durante o período teste de recomendações de aplicação automática apresentaram um aumento de 17% nas conversões e um aumento de 12% nos cliques e taxas de conversão.
13. O que é e para que serve o Planejador de Performance do Google Ads?
O planejador de performance do Google Ads é uma ferramenta que cria um planejamento de custos de publicidade e projeta como mudanças podem afetar as métricas, assim como a performance geral das campanhas. Ele serve para realizar previsões, conferir resultados com auxílio de ajustes nas configurações da campanha, além de disponibilizar oportunidades quando há sazonalidade e gerenciar orçamentos de contas e campanhas.
14. O que é e para que serve o Planejador de Palavras Chaves do Google Ads?
O planejador de palavras chaves do Google Ads é uma ferramenta antiga do Google Ads que possibilita o usuário a descobrir novas palavras chaves altamente relevantes relacionadas à empresa. Ele também possui volume de pesquisas históricos e promove o entendimento da sazonalidade e dos picos atípicos de termos de pesquisas. Amplamente utilizado pela Agência DIVIA para construir a base de uma campanha saudável com dados sólidos disponibilizados pelo Google Ads.
15. O que são as campanhas de Discovery Ads com Feed de Produtos?
As campanhas de Discovery Ads com Feed de Produtos é a combinação da rede de 3 bilhões de pessoas mensais que podem ser impactadas nos feeds Página inicial e Assistir a seguir do YouTube, no Discover e nas guias "Promoções" e "Social" do Gmail com o seu Feed de Produtos. Esse tipo de campanha é constituída por intenção do cliente e do público-alvo oferecendo publicidade personalizada, cativante e relevante para usuários que estão predispostos a descobrir e interagir com sua empresa ou marca.
16. Dica de expert para Black Friday: Discovery Ads com Feeds de Produtos para alavancar no Google Ads.
Os especialistas que compuseram o Café com Google Ads indicaram a criação e aplicação do Discovery Ads combinado com o Feed de Produtos para alavancar as vendas. Dentro das práticas recomendadas encontram-se: incorporar dentro do Merchant Center atributos short_title e lifestyle_image_link, assim como uma imagem para cada formato. Por último usar listas de segmentos personalizados.
17. O que são e para que servem os Públicos Personalizados do Google Ads?
Os públicos-alvos personalizados do Google Ads são listas de usuários criados conforme regras estipuladas que podem ser aplicadas a campanhas de rede de Display, Discovery e Vídeo. No caso concreto de Black Friday é indicado utilizar a lista com base nos termos de pesquisa do Google, o escopo é captar clientes de meio e fundo de funil.
18. Qual a aplicação dos Públicos Personalizados para Black Friday na prática?
O Google Ads é o maior buscador do mundo, por isso os anúncios na rede pesquisas de clientes ativos funcionam de forma excepcional. Tendo isso em mente, uma das formas mais eficientes na distribuição de publicidade é utilizar as pesquisas ativas para impactar com anúncios relacionados. Hoje o Google Ads disponibiliza a criação de listas de públicos personalizados com termos de pesquisas ativos, tornando-se uma das melhores práticas de publicidade em redes como display, vídeo e discovery. Para a Black Friday, desenvolver uma lista de público personalizada com palavras chaves será uma ferramenta implacável para atingir o sucesso.
19. Conclusão
Conclusão sobre a primeira edição do Café com Google Ads. Nesse post dissertamos sobre o que é o Café com Ads, como participar e os assuntos tratados nessa sessão com especialistas. Conforme abordado visitamos assuntos como a influência da Copa do Mundo na Black Friday e nas campanhas de Google Ads, a intenção de compra do usuário dentro do Google, como a sazonalidade afetou as campanhas da área da Educação, quais as ferramentas indicadas pelos especialistas do Google Ads tais como a aba de recomendações, AAR (aplicações automáticas), planejador de performance e planejador de palavras-chaves. Também abordamos dicas como aplicação de listas de públicos alvos personalizados para campanhas de Discovery com feed de produtos.
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