Consultoria Gratuita do Google Ads Vale a Pena?

Consultoria Gratuita do Google Ads Vale a Pena?

Consultoria Gratuita do Google Ads Vale a Pena? Tudo que você precisa saber sobre a consultoria gratuita do Google Ads. O Google vem oferecendo uma consultoria gratuita de Google Ads para muitos anunciantes.

O Google tem um programa de consultoria gratuita para auxiliar os clientes que anunciam na plataforma. Antes ele oferecia somente para 5% das contas que mais investem na plataforma, hoje vemos que é bem diferente, pois logo ao criar uma conta eles já ligam oferecendo essa consultoria. Mas essa consultoria realmente vale a pena? É isso que vamos analisar nesse texto.

Nós da DIVIA Marketing Digital, agência Google Premier Partner 2022, já participamos de dezenas de vezes dessa consultoria. E vamos elencar alguns problemas recorrentes que notamos nas sugestões dos analistas dadas na consultoria gratuita de Google Ads. Veja os tópicos que vamos abordar neste blog post sobre a consultoria gratuita do Google Ads:

1. Anúncios Dinâmicos

2. Aba de Recomendações 

3- Definir Lances Automáticos

4. Para quem é recomendada a Consultoria Gratuita do Google Ads?

5. Troca de especialista periódica

6. O especialista do Google Ads não entende da estratégia do cliente

7. Inclusão rede de display + parceiros

8. Os profissionais são certificados no Google Ads?

9 . Risco de Golpes

10. Afinal, vale a pena fazer uma consultoria gratuita do Google Ads?

11. Reclamações da Consultoria Gratuita do Google Ads

12. Conclusão sobre a Consultoria Gratuita do Google Ads

Pronto para saber tudo sobre a consultoria gratuita do Google? Então vamos lá!

1. Anúncios Dinâmicos

A principal estratégia do consultor do Google é automatizar o máximo possível as campanhas, sendo os anúncios dinâmicos uma das novidades de automação. Como eles funcionam? Com base no seu site ou landing page o Google propõe palavras chaves consideradas relevantes para ativar os anúncios, porém conforme observamos ao longo de anos aplicando o Google Ads essa estratégia é irrestrita e imprecisa, levando a cliques desnecessários e impertinentes. A estratégia DIVIA é exatamente o oposto, analisamos e estudamos as palavras chaves mais apropriadas para maximizar o orçamento do cliente com o objetivo de obter mais leads com o menor custo de conversão, consequentemente mais assertivos.

2. Aba de Recomendações 

Há algum tempo o Google criou a aba de recomendações que sugere diversas informações úteis, porém ao mesmo tempo, indicações inadequadas. Para inexperientes pode ser uma maneira de inutilizar a conta, podendo aplicar várias instruções que irão aumentar o custo de conversão, o custo por clique e baixar, consideravelmente, a qualidade da conta. Normalmente esse é o guia do consultor do Google, aumentar a porcentagem dessa aba de recomendações, sem necessariamente ser benéfico para as campanhas que estão operantes. 

3- Definir Lances Automáticos

Os lances automáticos são técnicas utilizadas pelos analistas DIVIA quando as campanhas estão 100% adequadas em um processo elaborado por meses, através de parâmetros e requisitos de qualidade, ademais são utilizadas apenas quando fazem nexo com o objetivo de marketing do cliente. Para os consultores do Google esse procedimento é protocolar, sendo a sugestão primordial de uma consultoria. 

4. Para quem é recomendada a Consultoria Gratuita do Google?

A consultoria é recomendada para iniciantes que não são exigentes com o controle de suas campanhas e que não tem conhecimento nenhum de como funciona o Ads. A plataforma do Google é complexa e necessita de capacitação para desenvolver campanhas eficazes que estejam em conformidade com o propósito de marketing de cada cliente, porém caso o intuito seja apenas distribuir anúncios sem gerenciamento, infrene, apenas para usufruir do Google Ads, a consultoria é aconselhada. 

5. Troca de especialista periódica

O programa dura em média 3 meses, após isso na maioria das vezes o especialista é trocado.

Como vamos ter uma melhoria contínua da campanha se a cada 3 meses temos um novo profissional para acompanhar ela?

O processo de gerenciamento de uma campanha é por melhoria contínua, onde o histórico do que deu certo e o que não deu certo é fundamental para não piorar os resultados.

Assim como uma rotatividade dentro de uma empresa faz mal para a empresa, essa rotatividade de especialistas também não agrega em nada.

6. O especialista do Google Ads não entende da estratégia do cliente

O processo de entendimento da estratégia do cliente leva tempo, temos que realizar reuniões, briefings e muito estudo para criar uma campanha, principalmente na escolha de palavras-chave.

Nesse prazo de 3 meses o especialista não consegue entender o negócio do cliente e acaba fazendo sugestões que não vão trazer novos clientes, e sim somente cliques de pessoas que não vão contratar o serviço.

Se você fizer a consultoria e observar, verá que o profissional do Google só vai abrir a aba RECOMENDAÇÕES do Google Ads, e sugerir o que está lá.

Ele não vai analisar a sua campanha e sugerir melhorias, só vai indicar o que a plataforma está sugerindo. Não existe um diferencial competitivo nisso, pois essas sugestões estão sendo feitas para todos os seus concorrentes.

Você precisa de um profissional que gere um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.

7. Inclusão rede de display + parceiros

Outra sugestão muito comum é indicar para ampliar as exibições em rede de display e parceiros do Google. Essa sugestão vai aumentar o alcance da campanha, porém gerará muitos cliques desnecessários.

Se você tem um orçamento limitado, essa alteração não faz nenhum sentido, pois sabemos que o lead mais qualificado é aquele que está buscando ativamente pelo serviço na plataforma de pesquisa do Google, e não em outros sites.

Uma campanha de display efetiva tem que ser muito bem planejada, caso contrário só vai gerar cliques sem conversões válidas.

8. Os profissionais são certificados no Google Ads?

Com esse aumento na oferta de consultoria temos observado que a qualidade dos profissionais tem baixado muito. Temos observado até erros de português nos emails enviados. Todos os analistas aqui na DIVIA são certificados.

9 . Risco de Golpes

Existem muitas pessoas que se passam como profissionais do Google para realizar golpes na internet, ou vender um serviço adicional que não deveria ser cobrado.

10. Afinal, vale a pena fazer uma consultoria gratuita do Google?

Se você não tem uma agência parceira para cuidar das campanhas, por falta de orçamento, a consultoria é válida. Porém se você tem uma agência que atende você a consultoria não vale a pena.

Você vai acabar gastando mais na campanha e terá menos resultados.

A plataforma de anúncios do Google está sempre mudando, e notamos que cada vez mais o Google quer que você adote os lances automáticos. Isso é muito vantajoso para quem está recebendo pelos cliques, e não para quem paga.

Tenha cuidado caso sua campanha esteja sempre com lances automáticos, ela provavelmente está gastando mais do que o necessário.

11. Reclamações da Consultoria Gratuita do Google

Em uma pesquisa rápida na internet localizamos algumas reclamações de pessoas que fizeram a consultoria gratuita do Google. Veja abaixo:

11.1. Consultoria do Google Ads me faz gastar 5 vezes mais que deveria:
https://www.reclameaqui.com.br/google-adwords/consultoria-do-google-adwors-me-faz-gastar-5-vezes-mais-que-deveria_za98kkDTGa_U5c0q/

11.2. Cobrança Triplicada e Mau Atendimento no Suporte:
https://www.reclameaqui.com.br/google-adwords/cobranca-triplicada-e-mau-atendimento-no-suporte_EB2MGqI9ZRl0XweD/

11.3. Consultoria Inidonea:
https://www.reclameaqui.com.br/google-adwords/consultoria-inidonea_10906874/

Esses erros podem acontecer com agências também, por isso é muito importante escolher uma agência com profissionais certificados e com muitos cases de sucesso. Importante deixar bem claro que nem o próprio Google garante resultados de vendas. 

12. Conclusão sobre a Consultoria de Google Ads

A agência DIVIA é a agência de Marketing Digital melhor avaliada no Brasil. Com mais de 15 anos de mercado e diversos cases de sucesso nos mais variados segmentos de negócios. Muito melhor do que fazer a consultoria gratuita do Google Ads e aplicar as recomendações dadas é você ter o suporte de uma agência certificado pelo Google. Leia esse post para conhecer as Vantagens de Contratar uma Agência Google Partner.

Quer falar com um especialista em Google Ads? Quer contratar uma agência especializada em Google Ads para fazer a Gestão de Google Ads da sua empresa? Entre em conosco e agende uma reunião por videoconferência gratuita.

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