Como registrar um domínio na internet: passo a passo de como registrar um domínio na internet brasileira

Como registrar um domínio na internet: passo a passo de como registrar um domínio na internet brasileira

Como registrar um domínio na internet: o manual completo de como registrar um domínio feito pela DIVIA Marketing Digital.

Possuir um domínio na internet devidamente registrado é um passo obrigatório para que a sua marca ou empresa possa ter um website. Possuir um website com domínio devidamente registrado e pronto para operar é requisito básico para que uma marca ou empresa estabeleça sua presença online e, assim, fomente e concretize novas oportunidades de negócios através da internet. E para garantir essa condição é necessário primeiramente realizar o registro de um endereço próprio na rede, o chamado domínio. 

Na prática, o domínio funciona como um endereço que identificará a localização de um site na internet. É ele que permitirá que clientes, parceiros e o público em geral encontrem o site de uma marca ou empresa na internet, seja por uma busca direta ou indireta. Simples assim. 

No Brasil o site oficial para fazer o registro de um domínio virtual (endereço do site) é o Registro.br (que é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o domínio .br).

Neste post vamos explicar como realizar o processo de registro de domínio de forma clara e objetiva e para isso criamos um passo a passo de como registrar um domínio na internet brasileira, respondendo todas as dúvidas frequentes do processo de registro de um domínio.

Caso você esteja buscando elaborar um site para a sua empresa, um dos primeiros entraves técnicos que podem surgir é o registro do domínio.

Apesar de ser uma questão técnica e ter repercussão de tarefa difícil, o registro de um domínio não é um bicho de sete cabeças. Ademais, com o auxílio desse artigo, você terá dicas fundamentais que o guiarão em um passo a passo de como registrar o seu domínio na internet.

Alguns tópicos que veremos neste blog post:

1. Importância de um website para o seu negócio

2. O que é um domínio?

3. Extensões de domínios 

4. Por que ter um domínio próprio para a sua empresa?

5. Como escolher um domínio incrível para o seu negócio

6. Passo a passo de como registrar um domínio

7. O que é URL?

1. Importância de um website para o seu negócio

Se você está à procura de um domínio, é porque está querendo criar e estabelecer a sua presença digital. Hoje em dia, a empresa deve saber e aparecer em todas as etapas do processo até a aquisição de um produto ou serviço pelo cliente. Sabendo disso, um website nos abre uma vasta gama de oportunidades, sejam elas:

Gerar interesse no público para serviços e produtos da empresa;

Fornecer informações valiosas;

Responder às perguntas do público-alvo;

Chamar a atenção;

Apresentar a missão e os valores da empresa;

Estabelecer credibilidade com os clientes;

Seja com uma única página ou com um site mais robusto, a sua importância para o negócio é enorme. Agora, como começar? Qual o primeiro passo? Registrando e escolhendo o seu domínio! Ficou curioso? Vamos explicar tudo a seguir!

2. O que é um domínio?

O domínio é o endereço virtual do seu site. Pense no letreiro da sua loja física (caso tiver), é onde o nome da sua empresa estará em destaque. O domínio segue a mesma lógica. É o nome da sua empresa (ou de você mesmo), que o destacará das demais na rede. O domínio é o endereço que identifica o nome da sua empresa na internet, é como se o "nome da sua empresa" pudesse ser usado no "endereço" do seu site e nos seus e-mails. Um domínio é composto por um nome e uma extensão, como por exemplo: www.nomedaempresa.com.br. Sendo o nome: suaempresa e a extensão .com.br. Existem uma possibilidade de combinações de nomes e extensões disponíveis para registro.

3. Extensões de Domínios

Para o seu domínio, é preciso fazer a escolha pelo nome e a extensão que você usará. Por exemplo: exemplo.com.br

Nome: exemplo Extensão: .com.br

Para a escolha da extensão, você deve atentar-se para o objetivo do seu site. 

Destacam-se as seguintes extensões:

.com - Recomendada para empresas do ramo comercial e também para a maioria dos segmentos.

.com.br - Recomendada para uso em determinado país, sempre utilizando-se a sigla do país. Aqui vale salientar que, caso você possua um site mais robusto que opere em vários países, você pode ter uma extensão .com que abranja o mundo todo, e uma outra extensão .com.br, com conteúdos personalizados em português do Brasil.

.net - Recomendada para empresas que trabalham no ramo de TI(Tecnologia da Informação), prestando e oferecendo serviços.

.org - Recomendada para sites que a sua área de atuação são organizacionais, como ONG ́s e entidades sem fins lucrativos.

.info - Recomendada para sites que visam a informação, como enciclopédias online.

.edu - Recomendada para instituições escolares, sejam elas públicas ou privadas.

.gov - Recomendada para instituições governamentais.

.mil - Recomendada para instituições militares.

Agora que você já conhece a composição do domínio (nome e extensão), podemos tratar a respeito da importância para a sua empresa.

Para escolher o melhor domínio para o site da sua empresa leia as nossas dicas para escolher um domínio incrível para sua empresa, no tópico 5 deste artigo. 

4. Por que ter um domínio próprio para a sua empresa?

Todo o seu esforço deve estar sustentado na ideia de possibilitar ao cliente a melhor e mais segura experiência de usuário possível, para que quando ele precise de um serviço ou produto, lembre e pesquise a sua marca.

Sabendo disso, um domínio próprio traz uma sensação ao leitor de credibilidade, confiança e profissionalismo da sua empresa. Afinal, eles terão a percepção do seu investimento para lhes proporcionar uma experiência de usuário rica.

Somado a isso, podemos destacar a liberdade que a escolha do seu próprio domínio oportuniza. Seja qual for a sua área de atuação, com o seu próprio domínio, é possível impactar e alcançar positivamente o seu público-alvo. E além disso, é possível a personalização, com um domínio simples, direto e curto, sem esquecer da extensão, que ajudará a classificar o seu conteúdo.

E o mais importante, com o seu domínio próprio, você terá mais alcance nas redes de pesquisa, tais como Google e Bing. E o que isso resultará para o seu negócio ou empresa? Sua empresa terá mais visibilidade, e consequentemente, maiores oportunidades para fechar negócios.

Que bacana! Agora que você já sabe os componentes de um domínio e a sua importância, que tal saber como escolher um domínio incrível para o seu negócio? Vamos lá!

5. Como escolher um domínio incrível para o seu negócio

Após você criar a sua presença digital e escolher o seu domínio, o certo a se fazer é manter o mesmo endereço. Desse modo, tire um tempo para escolher o seu domínio de forma correta. Experimente fazer um brainstorming com as mais variadas ideias de nomes para o seu domínio e então, escolha a que mais se encaixa com o seu negócio.

A seguir, vamos passar duas dicas para você refletir e auxiliar a construir o seu domínio.

Tenha um domínio que é só SEU

Seu domínio é personalizado com a sua empresa ou tem um nome genérico? Tenha domínios que representam a sua marca e que não sejam confundíveis com outras empresa, marcas ou produtos, por exemplo. Para isso, pense em um nome que seja marcante, fácil de lembrar e pronunciar. Assim, quando o seu cliente ou futuro cliente pesquisar pela sua empresa, facilmente encontrará nos mecanismos de pesquisa e até mesmo ajudará no marketing boca-a-boca.

Tenha um domínio intuitivo, de fácil leitura, reconhecimento e entendimento

Como dito anteriormente, o seu foco deve ser sempre na satisfação e na melhor experiência do usuário. Por isso, deixe de lado suas preferências pessoais e coloque-se no lugar do seu cliente: O nome do seu domínio permite uma fácil associação com a sua área de atuação? Se sim, parabéns, continue prosseguindo e aperfeiçoando. Se sua resposta for negativa, não se desespere, esse artigo lhe ajudará a melhorar nos pontos desfavoráveis. Um teste infalível é pedir para algumas pessoas que não conhecem seu site e catalogar a reação delas.

6. Passo a passo de como como registrar um domínio

Nesse exemplo, vamos mostrar um registro de domínio com a extensão “.br”.

1º Passo: Averiguar a disponibilidade do endereço.

O primeiro passo é acessar o Registro.br e verificar a disponibilidade do endereço que você deseja. Para tal, acesse registro.br e analise se o nome que você deseja não está em uso. Caso esteja em uso, o site irá apresentar opções semelhantes para a sua escolha.

2º Passo: Cadastrar seus dados como proprietário. 

Com o nome do domínio disponível, o próximo passo é realizar o seu cadastro pessoal. Então, crie a sua conta, inserindo seu nome, endereço de email, contato, endereço e demais campos necessários para realização do cadastro.

3º Passo: Registrar domínio.

Agora, semelhante ao passo anterior, informe seu CPF e/ou CNPJ, endereço e telefone para contato. Você também deve informar o DNS do servidor em que você realizou a hospedagem do seu site.

4º Passo: Realizar o pagamento.

O registro.br trabalha com planos de compra de domínios anuais. Ou seja, você paga pelo período de registro. O preço atual pelo plano de 1 ano está por R$ 40,00. Após seu pagamento ser confirmado, o seu endereço do site já estará registrado e pronto para uso. 

Agora que você já conhece tudo sobre domínio, já pode entender com mais clareza as partes da URL, que trataremos a seguir.

7. O que é URL?

Essa sigla tem origem na língua inglesa, que quer dizer Uniform Resource Locator (Localizador Padrão de Recursos). O URL tem por finalidade conter a localização exata de todos os tipos de páginas da internet. Em termos práticos, a URL é composta de todo o endereço de uma página.

Qual a composição de uma URL?

https://www.exemplo.com/path/index.php?id=123#section-id

1 - Protocolo.

2 - Subdomínio.

3 - Domínio e sua extensão.

4 - Path/ Categoria.

5 - Página / Nome do arquivo.

6 - Query string.

7 - Fragmento ou âncora.

Esse é um exemplo de uma URL que foi e ainda é muito utilizada. Porém, há um problema nela. Ela não deixa claro para o usuário qual site estará acessando quando pesquisar pelo seus serviços ou produtos. Além disso, os crawlers do Google ou Bing também não conseguirão indexar e rankear da melhor forma possível o seu site ou página. Lembre-se, pense sempre na melhor experiência de usuário. Então, o que fazer? Tenha uma URL amigável.

O que é uma URL Amigável?

URL amigável, como o próprio nome induz, tem por objetivo ser amistosa ao leitor, para que, quando o mesmo ver os resultados da pesquisa realizada, possa saber se aquele resultado vai de encontro ao que estava procurando, ou seja, aquele resultado é RELEVANTE para ele. Pensando nisso, é uma ótima prática usar URLs amigáveis no seu site.

Qual a composição de uma URL Amigável? 

 https://www.sualoja.com.br/topico/nome-produto

 1 - Protocolo.

 2 - Subdomínio.

 3 - Domínio e sua extensão.

 4 - Tópico / Categoria.

Muito mais fácil de entender, não concorda? Priorize sempre URLs amigáveis no seu site. Converse com o responsável pelo desenvolvimento do seu site e encontre a melhor forma de obter esse resultado.

Concluindo...

Espero que você tenha aprendido muito com esse artigo sobre como registrar um domínio que a DIVIA preparou para você. Em caso de dúvidas consulte novamente esse guia e fique por dentro dos conteúdos que postamos especialmente para você. 

Conteúdo desenvolvido por DIVIA Marketing Digital

AWS
Bing ADS
Facebook Ads
Google Ads
Google Analytcs
Google Partner
Google Search Console
Linkedin Ads
Power BI
Waze Ads
RD Station Partners
TikTok Ads
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp